A Frinape 2018 segue nesta terça-feira, 13, com muitas atividades. Ainda pela manhã, inicia a 2ª Feira da Agrobiodiversidasde e o 6º Simpósio de Cooperativismo, que devem reunir mais de 800 pessoas. Às 14h, haverá Encontro Turismo e Cultura no Século XXI, na Casa Italiana Oficinas Culturais – Estação Paiol Grande; e na Fenagro acontece a Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas, também às 14. Na Cidade da Cultura tem Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios, na Casa Israelita Vila Literária – Estação José Bonifácio, às 14h.
Na Cidade da Cultura, uma das principais atrações é a peça teatral “Um lugar de Fantasia”, com apresentações às 14h e 15h. Às 17h30min tem atividade com os Grazziotineiros abordando o tema Comércio e Indústria, na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela. Ainda haverá debate sobre o Castelinho, na Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela; e Oficina Contação Ilustrada, na Casa Israelita Vila Literária – Estação José Bonifácio.
A partir das 19h30min, haverá o Encontro das Escolas de Dança, no Palco 1° andar – Palco Castelinho e um debate importante no Salão da Inovação, dentro do Trilhas das Inovação, com o tema Empreendedorismo no Esporte, no Palco central, com a participação de Rodrigo Caetano (Sport Club Internacional), Cladir Dariva (Clube Atlântico), Adilson Stankiewicz (Ypiranga Futebol Clube).
Nesta terça-feira, continua o Erechim Moda Show e o Festival Bota Amarela com Chiquito & Bordoneio e Banda Passarela no Palco Grandes Shows.
Um lugar de Fantasia
Nos dias atuais, onde as relações pessoais vão perdendo espaço para a tecnologia e redes sociais, as crianças Betinho, Aninha, Malu, Barto e Joca convidam o público para viver uma aventura, em um lugar onde ainda há esperança de que as verdadeiras relações se deem com a convivência diária entre as pessoas.
Indicada para todas as idades, a peça é um verdadeiro mergulho no universo infantil, embalado em poesia, através do popular, das festas e dos reisados. Os relacionamentos pessoais e a fantasia são as âncoras de Um lugar de fantasia, Timbre conta poesia. Aqui, o que está em jogo é o contato direto com as pessoas que estão sendo, cada vez mais, substituídas pelas redes sociais, e a fantasia, que as crianças vêm perdendo pelas facilidades e imediatismo de um computador. A inserção tecnológica é positiva para todo o conhecimento. Por outro lado, se excessiva, pode atrapalhar as afinidades entre as pessoas reais. Será que existe um meio termo? A partir desta pergunta, o espetáculo leva o público a uma reflexão sobre o tema.
2ª Feira da Agrobiodiversidade e 6º Simpósio de Cooperativismo devem reunir mais de 800 pessoas
No dia 13 de novembro, na Frinape 2018, a Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promovem a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6º Simpósio de Cooperativismo. A expectativa dos organizadores é de que mais de 800 pessoas participem do evento que acontece no Salão da Inovaçao, no CTG Sentinela da Querência. A programação inicia às 8h30 para as inscrições. Às 9h, acontece mística de acolhida e, na sequência, abertura do evento.
A programação segue com posse da nova diretoria do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, que reúne 30 cooperativas que com atuação na região do Alto Uruguai de distintos ramos do cooperativismo, dentre eles, agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, entre outros. O Núcleo visa aproximar as cooperativas através de ações para debater o cooperativismo, seus entreves e potencialidades. O tema escolhido para o simpósio desta edição é governança corporativa, sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos e demais partes interessadas.
O evento será marcado pelas palestras da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ingrid Bergman Inschausti de Barros, que falará sobre Conservação da Biodiversidade e Utilização Sustentável dos Recursos disponíveis em Propriedades Rurais, e de Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, que abordará Governança Corporativa e Cooperativa.
A abertura oficial da 2ª Feira da Agrobiodiversidade acontece às 12h. Na feira, os agricultores vão expor e comercializar plantas medicinais, aromáticas e condimentares em vasos e também em sachês e sementes, além de esponjas e mudas. “O evento também visa qualificar a produção para autoconsumo com ênfase na segurança alimentar e proporcionar renda aos produtores”, observa a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Nádia da Rosa.
A ideia da realização de 2ª edição da feira é dar continuidade às ações da agrobiodiversidade na região do Alto Uruguai e que ela possa ter seguimento periodicamente. A primeira edição ocorreu em 2017, junto à 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, sediada em Erechim.
PROGRAMAÇÃO DA FRINAPE 2018
Terça-feira, 13 de novembro de 2018
14:00 – Um lugar de Fantasia
Palco 1° andar – Palco Castelinho
14:00 -Encontro Turismo e Cultura no Século XXI
Casa Italiana Oficinas Culturais – Estação Paiol Grande
14:00 – Oficina: “Da Tosquia ao Produto Pronto” para escolas
Fenagro
14:00 – Signo Financeiro
Estande Sicredi
14:00 – Produção de biodiesel
Estande UFFS
14:00 – Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica
Estande Ideau
14:00- Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios
Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio
14:00- Areia de fundição em materiais cerâmicos e asfálticos
Estande UFFS
14:00 – Lego e a Robótica
Tecnologias Colégio Marista Medianeira
14:00 – Oficina: Sequestro do Carbono, através da geração de energia fotovoltaica
Estande UERGS
14:00 – Exposição de Tecnologias
Estande SENAI
14:00 – Desafio Arduino: Integrando Tecnologias – Engenharia Elétrica URI
Estande URI
14:00 – Inclusão de Deficientes Visuais usando NVDA
Estande IFRS
15:00 – Palestra: Permacultura e Desenvolvimento Sustentável
Palco Principal
15:00 – Um lugar de Fantasia
Palco 1° andar – Palco Castelinho
15:00 – Oficinas do Projeto: Disperce essa ideia
Estande UERGS
15:00 – Oficina de Contação Ilustrada
Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio
15:30 – Roda de Conversas Caminhos de Erechim: Praças, Parque Longines Molinowski e Rios
Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio
16:00 – Siemens: A era da digitalização
Palco Central
17:00 – Tema: Prepare-se para o futuro com ações presentes
Estande Sicredi
17:30 – Grazziotineiros: Comércio e Indústria
Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela
17:30 – Bate Papo sobre metodologia de Canvas
Estande Sebrae
18:00 – Palestra: Normas de Biossegurança nos Espaços Estéticos sem responsabilidade médica
Estande Ideau
19:00 – Palestra Técnica
Fenagro
19:00 – Erechim Moda Show 2018
Auditório Polo de Cultura – Palco Erechim
19:30 – Palestra/Debate: O Castelinho
Casa Polonesa Mini Auditório – Estação Bota Amarela
19:30 – Oficina Contação Ilustrada
Casa Israelita Vila Literária – SESC – Estação José Bonifácio
19:30 – Encontro das Escolas de Dança
Palco 1° andar – Palco Castelinho
19:30 – Empreendedorismo no Esporte
Palco central – Salão da Inovação