A cadeia produtiva da erva-mate ganhou mais um grande aliado no Rio Grande do Sul: o deputado estadual Paparico Bacchi (PL) – que instalou oficialmente a Frente Parlamentar da Erva-Mate, ao representar a presidência da Assembleia Legislativa na Festa da Colheita da Erva-Mate Safra 2023. O ato, na quinta-feira (25), em Novo Barreiro, realizado pela administração municipal com o apoio do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), foi prestigiado pelo governador Eduardo Leite e dezenas de autoridades.
No RS, a erva-mate ocupa a segunda posição no ranking de área plantada para lavouras permanentes e, de acordo com dados da Emater-RS, a estimativa para 2023 é que sejam cultivados 36 mil hectares – totalizando 320 mil toneladas do produto. “Junto com o vice-presidente – deputado Elton Weber – vamos fortalecer o importante canal de diálogo entre os agricultores que produzem erva-mate com o parlamento gaúchos e demais órgãos públicos para impulsionar o setor, ampliando o seu cultivo e consumo a nível nacional e mundial para além dos mais de 30 países que já importam erva-mate do Rio Grande do Sul”, salientou Paparico Bacchi – presidente da Frente Parlamentar da Erva-Mate na Assembleia Legislativa.
Alberto Tomelero, presidente do Ibramate, destacou que a erva-mate é considerada a “árvore da vida” e fez um pedido ao governador. “Precisamos de recursos para levar a erva-mate ao resto do país e ao mundo. Vamos encaminhar as reivindicações através do deputado Paparico Bacchi – meu conterrâneo da região do Alto Uruguai – que tive o privilégio de conhecer pessoalmente hoje.
Colheita e cadeia produtiva
Acompanhado pela prefeita de Novo Barreiro, Márcia Presotto, o governador Eduardo Leite e autoridades presentes no evento participaram da poda de uma erveira – simbolizando o início da colheita do produto da árvore que é um dos símbolos do Rio Grande do Sul e movimenta o trabalho em 250 indústrias, mobilizando cerca de 15 mil famílias envolvidas no cultivo que gera mais de 14 mil empregos diretos e indiretos.
Festa da Colheita
A edição de 2023, na propriedade da família Vargas da Silva e Kaipper, na linha Biriba – interior de Novo Barreiro que pertence ao polo produtivo Celeiro-Missões, marcou a terceira edição da Festa da Colheita da Erva-Mate no Rio Grande do Sul, realizada de modo itinerante entre as cidades que integram os cinco polos ervateiros no estado. A festa foi oficialmente reconhecida por meio da Lei 15.306 de autoria do deputado Elton Weber (PSB) – pioneiro na iniciativa ao lançar a Frente Parlamentar da Erva-Mate em 2019, atualmente integrando a iniciativa como vice-presidente.
Presenças
Além das autoridades supracitadas, participaram do ato as deputadas Silvana Covatti e Nadine Anflor, os deputados Adão Pretto Filho, Dirceu Franciscon e Edvilson Brum, o vice-prefeito de Novo Barreiro, Valmir Feldkircher, o prefeito de Palmeira das Missões e presidente da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), Evandro Massing, o presidente da Câmara Setorial da Erva-Mate do RS, Ilvandro Barreto de Melo, o presidente do Sindicato da Indústria do Mate do RS, Álvaro Pompermayer, o prefeito de Centenário representando a Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Genoir Florek, demais prefeitos da Amzop, representantes da setor ervateiro, secretários de estaduais e vereadores.
Por assessoria de comunicação