O Fórum Municipal de Educação (FME) constitui-se como um espaço de participação da sociedade para a formulação e acompanhamento da política educacional no município de Erechim. O espaço visa discutir, propor, acompanhar e avaliar as políticas públicas no âmbito do Sistema Educacional, especialmente aquilo que está no respectivo Plano Municipal de Educação instituído pela Lei Nº 5.883/2015.
Com vistas a apresentar as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Estadual de Educação, os membros do FME reuniram-se na tarde desta quarta-feira (5) na Câmara de Vereadores. A secretária de Educação, Verenice Lipsch, apresentou todas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd), no ano de 2022, com a finalidade de cumprir as metas e estratégias elencadas no FME.
” O FME é um espaço para discutir as políticas territoriais da educação. Precisamos discutir ações articuladas entre todas as Redes, Municipal, Estadual e Privada, somente assim vamos avançar. Mas, hoje já podemos ver o quanto avançamos na educação, principalmente nas escolas municipais, estou feliz com o processo que estamos gestando”, destacou a secretária.
A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliana Bonez explicou a atuação das Escolas Estaduais. “As ações desenvolvidas pela 15ª CRE em consonância com a Secretaria Estadual de Educação, passaram por organização de gestão, intensa, visando a recuperação das aprendizagens e, em paralelo, ao cumprimento previsto no PNE”, explicou a coordenadora.
O Fórum Municipal de Educação é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim e conta com a representatividade das Secretarias Municipais, Universidades Públicas e Privadas, Conselhos Municipais, Movimentos Sociais, Sindicatos de Classe, Escolas Públicas e Privadas, Ensino Superior e Técnico, Instituições de Ensino na Modalidade EAD e o Sistema S.