O município de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com Correios, URI e Astrus Web, promoveu na última semana, o Fórum Exporta Erechim. Participaram empresários do município interessados em obter informações para iniciar ou melhorar os serviços de exportação.
Na ocasião, foram apresentados quatro painéis. O primeiro a explanar, foi o diretor de Desenvolvimento e Relações Institucionais Socioeconômicas, da Secretaria de Desenvolvimento, Reinaldo Sartore, que falou a respeito da importância da exportação e do e-commerce para o município. Em seguida, o professor Leandro Langoski, da URI, abordou sobre os meios de exportação. Logo após, Francieli do Nascimento, da empresa Correios discorreu sobre como enviar encomendas para o mundo e, para encerrar, representante da Astrus Web, expôs um case de sucesso.
O professor Leandro Langoski, da URI, disse que a iniciativa é importante, já que muitas empresas de Erechim trabalham com exportação e, que essa é uma maneira de mostrar como atingir mercados, que muitos empresários não esperam alcançar.
De acordo com ele, a China é o maior exportador do mundo, comercializando cinco vezes mais do que o Brasil e importando quatro vezes mais que o nosso país. “A China se transformou em uma plataforma de produzir, comprar matéria-prima, agregar valor e exportar. Isso tudo incentivado pelo governo, gerando emprego, produção, renda, riqueza e proporcionando crescimento da economia, ” explica. O professor completa afirmando que a maioria dos países está investindo em plataformas de exportação.
Langoski comenta também que atualmente as barreiras para este tipo de venda já são menores. “A primeira delas é a da língua, pois o inglês é a língua dos negócios, mas isso já não é mais um problema, porque existem plataformas que auxiliam na tradução para divulgar os produtos, além do mais, muitas pessoas já fazem cursos de línguas,” diz.
Francieli do Nascimento, abordou sobre a ferramenta da empresa Correios, o Exporta Fácil, em que é possível enviar mercadorias para um cliente no exterior, sem necessitar de despachante ou licença de exportação.
O objetivo do ciclo de palestras é promover uma troca de informações e experiências entre instituições, profissionais e empresários, já que há grande demanda por produtos brasileiros fora do país. Pretende ainda oportunizar que pequenas empresas busquem novos mercados e ampliem sua cartela de clientes.