Fórum de Turismo da Instância de Governança Regional Termas e Lagos tem novos coordenadores

Representante da Prefeitura de Erechim, técnica e turismóloga, Michele Sansigolo, será a coordenadora em parceria com o vice-coordenador, Luiz Henrique Bertollo, da Prefeitura de Erval Grande

Fomentar, coordenar e divulgar o setor e os produtos turísticos da região. Esses são os objetivos do Fórum de Turismo da Instância de Governança Regional Termas e Lagos, que será coordenado pela representante da Prefeitura de Erechim, a servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, técnica e turismóloga, Michele Sansigolo, em parceria com o vice-coordenador, Luiz Henrique Bertollo, da Prefeitura de Erval Grande. O Fórum abrange os 32 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), mais Ronda Alta.

Desafios

“O desafio é mostrar o que nossa região tem de melhor a oferecer, para receber os visitantes de braços abertos, e proporcionar experiências únicas e inesquecíveis. Precisamos, também, estar alinhados com as políticas públicas do Estado e do Ministério do Turismo, para o crescimento do turismo na região através de ações competitivas e pontuais”, observa a coordenadora, Michele Sansigolo.

Ela ressalta que a região é rica em capital humano e atrativos diferenciados. “Precisamos investir em parcerias sólidas para atrair turistas do próprio Rio Grande do Sul e de Santa Catarina”, afirma Michele.

Sobre o Fórum Regional de Turismo

A Instância de Governança Regional é uma organização, com participação do Poder Público, e com o objetivo de coordenar as ações do setor turístico na região. A coordenação do Fórum passa a ser responsável pela definição das prioridades, pela coordenação das decisões a serem tomadas, planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo na região turística.

Atualmente, o Escritório Regional de Turismo atende junto à URI Erechim, em uma parceria com o Credenor/URI. Lá também funciona a Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho, que tem à frente o empresário, Fernando Cassol, proprietário do Quinto Rancho de Marcelino Ramos.

Regiões turísticas

O estado é dividido em regiões turísticas, ou seja, territórios que possuem características similares e/ou complementares e aspectos em comum (identidade histórica, cultural, econômica e/ou geográfica). Geralmente, esses territórios são compostos por vários municípios. Erechim integra a região da AMAU. Os municípios se articulam, normalmente, em uma instância de governança regional, para desenvolver o turismo de forma conjunta e regionalizada. Por exemplo, numa determinada região podem existir municípios que não recebem turistas, mas que se beneficiam da atividade pelo fornecimento de produtos e serviços.

Composição da coordenação:

Coordenadora Geral: Michele Sansigolo (Erechim)
Vice-coordenador geral: Luiz Henrique Bertollo (Erval Grande)

Coordenadores de área:

Andreza Soccol (Getúlio Vargas)

Fabíola Pezenatto (Três Arroios)

Luciana Ongaratto Pan (Barra do Rio Azul)

Carla Carvalho (Estação)

Rafaela Zanivan (Floriano Peixoto)

Leonardo Bortolotto (Aratiba)

Por assessoria de comunicação