Fórum de Educação de Getúlio Vargas encerra com a participação de mais de 350 profissionais da educação

Na última sexta-feira, dia 26, encerraram-se as atividades do Fórum Nacional de Educação que, em 2024, teve como temática: “Entre saberes e fazeres, a avali(ação) e as aprendizagens”. O evento, destinado à formação continuada dos educadores de Getúlio Vargas e da região, teve início no dia 24 de julho, com o cerimonial de abertura, seguido da conferência “Contribuições neurocientíficas para os processos de aprendizagem e educação”, proferida pelo Prof. Dr. Guilherme Nogueira. Os mais de 350 participantes – professores, gestores, funcionários da educação, além de acadêmicos de cursos de graduação na área da educação – foram acolhidos com o espetáculo de abertura, apresentado pela Artus Escola de Dança.

REVISTA SABERES E FAZERES EDUCATIVOS

Na segunda noite do evento, dia 25 de julho, realizou-se o lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos, que foi seguido de um momento cultural, apresentado pelo Grupo Abará de Capoeira, de Getúlio Vargas. O lançamento da Revista contou com a participação do Secretário de Educação, professor David Zanoni, e de professores que fizeram parte, direta ou indiretamente, da elaboração da edição deste ano, tais como o professor Adriel Scolari, da UNIDEAU, a professora Beatriz Menegaz, também da UNIDEAU e a professora Luana Menta, representando tanto o CME quanto os professores da RME. Nesta mesma noite, aconteceram os Simpósios Temáticos, em que nove trabalhos foram apresentados, divididos nos seguintes eixos temáticos: Processo ensino-aprendizagem, Gestão e Educação Inclusiva.

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Na sexta-feira, dia 26 de julho, pela parte da manhã, realizaram-se dez oficinas pedagógicas, por meio das quais os participantes puderam vivenciar experiências, além de trocar conhecimentos. À tarde, o público pode prestigiar mais um momento cultural, desta vez, apresentado pelos estudantes vinculados ao CIR de Getúlio Vargas. Após, os trabalhos seguiram-se com a conferência “Avaliação: como aproximar as práticas aos discursos?”, proferida pelo Prof. Dr. Jerônimo Sartori, da UFFS. O encerramento do evento contou com a presença da contadora de histórias, Prof. Ms. Sandra Lima, da Brinquedo Encantado, que abordou o tema “Laços que eternizam”.

Mais uma vez, o Fórum de Educação cumpriu com os seus objetivos, proporcionando momentos de reflexão acerca do ato educativo, em especial, da avaliação, que foi a pauta central das discussões, neste ano. Outrossim, materializou o espaço de encontro entre saberes e fazeres, sem o qual a educação não avança, em termos de qualidade.

Por Assessoria de Comunicação

educaçãogetúlio vargas