Fortalecer vínculos com as famílias, conheça como funciona o CRAS III do Presidente Vargas

Acolher, fortalecer vínculos com a família e comunidade, além de fazer a ponte para o mercado de trabalho, educação e saúde – esses são alguns objetivos em cada Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Como é o caso do CRAS III – Presidentes Vargas, no bairro Três Vendas que tem cerca de 3.800 famílias cadastradas e uma média mensal de 843 famílias atendidas.

Atendimentos

A unidade oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos e crianças que tem por objetivo complementar o trabalho social com as famílias e fortalecer as relações familiares e a troca de integração, o serviço é acompanhado pelas duas pedagogas sociais, dentre as ações oferecidas estão oficinas, atividades desportivas, esportivas e lúdicas, e o convívio social e comunitário. Já o Programa de Acompanhamento Integral à Família (PAIF) é atendido pelas assistentes sociais e psicólogas o objetivo é apoiar as famílias e contribuir para o acesso de direitos e melhorias na qualidade de vida, dentro do PAIF são desenvolvidos atividades e cursos de salgados e massas e oficina de edredons para mulheres, por exemplo, algumas dessas atividades são oferecidas pela Coordenadoria da Mulher. Em ambos os núcleos a equipe técnica trabalha em conjunto.

Além das atividades são realizados grupos de conversa com gestantes, intervenções técnicas por profissionais junto à Associação de Recicladores ‘Filhos da Natureza’ e reuniões mensais em Capo-Erê, esses encontros são planejados com temáticas definidas pela equipe.

Acompanhar diferenciado

A coordenadora Leda Ramos, explica que o contato é feito também através do WhatsApp. “O atendimento online facilitou bastante, mas não justifica a presença, a visita, o cara a cara de conseguir visualizar as expressões sociais e as vulnerabilidades. Essa importância que a gente sabe do contato direto é imprescindível porque as vezes no contato a gente percebe outras fragilidades, se a pessoa está depressiva ou com marcas de violência. Mas sim o contato pelo telefone facilita bastante esse primeiro contato”, conclui.

O CRAS III conta com uma equipe profissional de duas estagiárias, um agente executivo especializado, uma psicóloga, duas pedagogas sociais e três assistentes sociais. A unidade está localizada na Rua Dario Bastos Rostro, 89. O horário de atendimento é das 07h30 às 17 horas. O telefone para contato é (54) 3520-7055 ou pelo e-mail cras3@erechim.rs.gov.br.

Por Assessoria de Comunicação 

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