Acadêmicos formandos do Curso de Direito da URI (turmas 2021 Diurno e Noturno), mantiveram encontro na segunda-feira, 11, com lideranças da OAB/RS Subseção de Erechim. Os estudantes foram recebidos na sede da Ordem dos Advogados pelo Presidente Edgar Figueiró, pela vice-presidente Caroline Ceni, os membros da diretoria e conselheiros.
A atividade fez parte da disciplina de Ética e Legislação, ministrada pela professora Giana Sartori, objetivando a vivência prática, o compartilhamento de ideias e a promoção da aprendizagem dos alunos a partir das experiências e conhecimentos dos profissionais que estão conduzindo a OAB. Isso demonstra a preocupação com a integração entre a teoria e a prática.
O presidente da OAB subseção Erechim explanou sobre como se constitui a entidade, seu funcionamento, destacando, principalmente, que a advocacia é a voz do cidadão, que a sociedade precisa de uma entidade forte e pautada na ética para assegurar o acesso à justiça, a concretização da cidadania e com isso o bem-estar social. Para tanto, a OAB possui regramentos éticos claros e precisos, que devem ser seguidos pelos advogados, possibilitando segurança para o profissional e para a sociedade.
Durante o encontro, a vice-presidente Caroline Ceni apresentou as comissões em funcionamento e suas temáticas. Enquanto isso, a secretária geral adjunta da diretoria, advogada Carla Mársico, e os conselheiros Leonil Gomes e Andrey Andreolla também contaram um pouco das suas trajetórias profissionais e da importância em exercer a profissão cumprindo as normas éticas presentes no Código de Ética, no Estatuto da Advocacia e outras normatizações correlatas, garantindo a segurança e tranquilidade ao profissional e seus clientes. Pontuaram, ainda, que o estudo, a atualização e o aperfeiçoamento constante, sempre serão os fortes aliados dos advogados.
Os acadêmicos aproveitaram o encontro para realizar diversos questionamentos sanando suas dúvidas. O coordenador do Curso de Direito, José Plínio Rigotti, acompanhou o grupo de alunos, também contou da sua experiência como advogado e da sua trajetória como presidente da entidade no período de 1987-1989. “Foi uma noite recheada de muito aprendizado para todos”, pontuou o coordenador.
Por Comunicação URI