Em entrevista no programa Cultura News da Rádio Cultura FM, a fonoaudióloga Cassiane Dalla Rosa falou sobre o seu trabalho e os cuidados que devemos ter em relação a nossa audição.
A profissional se especializou em audiologia, que é o cuidado com a audição. Há mais de 10 anos ela trabalha nessa especialização, com audiometria, exames clínicos, parte ocupacional, exames que as empresas necessitam realizar para a admissão e demissão de funcionários.
A Plena Centro Auditivo é uma clínica multiprofissional que atende várias áreas ligadas a saúde, num sistema de Coworking, com psicóloga, massoterapeuta, Medicina e Segurança do Trabalho, Terapias alternativas entre outros trabalhos.
A avaliação de audiometria inicia com uma receita do médico que solicita exames de audiometria (que vai informar o quanto o paciente está ouvindo, para cada tipo de frequência testada no exame e em que volume está ouvindo) e assim a profissional irá indicar se a audição está normal para a idade da pessoa ou não. Também é realizada uma avaliação de fala que é importante para saber como está a audição. Após essas avaliações o paciente entregará o resultado ao médico otorrinolaringologista que indicará o tratamento ideal.
Se o paciente necessitar de (prótese ou aparelho), ele retorna para a Plena e então será adaptada a prótese de acordo com o resultado do exame.
A Fonoaudióloga disse que todos nós perdemos a audição com o passar do tempo, inclusive quando nascemos já estamos diminuindo os níveis de audição. Alertou sobre o excesso de uso de fone de ouvido que vai cansar mais as células, disse que estamos num mundo com muito mais ruído do que antigamente, a nossa alimentação vem com muito mais hormônios, tudo isso vai somando, aliado ao envelhecimento. O fumante também corre o risco de apresentar problemas de audição e de zumbido.
A perda de audição pelo avançar da idade ocorre nos dois lados, mas tem doenças que afetam mais uma orelha ou outra. Deu o exemplo de um motorista que durante longos anos se expos no trânsito com o vidro do veículo aberto, terá perda de audição na orelha esquerda, pelo barulho do trânsito.
A Plena Centro Auditivo dispõe de próteses (aparelhos) que se necessários são implantados dentro da orelha e este fará o papel daquelas células que morreram. Os aparelhos são mais modernos e discretos do que os antigos, com alta tecnologia, que identificam o que é o ruído de uma caneta caindo no chão ou uma moeda caindo no chão. Hoje se personaliza o paciente. Os aparelhos são adaptados com volumes que são equalizados pela fonoaudióloga.
Cassiane Dalla Rosa realiza a audiometria ocupacional, conforme exige a legislação. Ela não tem o objetivo de diagnóstico de patologia, apenas para saber o quanto a pessoa está ouvindo e se ela terá perda de audição ao longo da jornada de trabalho, através de estratégias e medidas que serão feitas para que não perca a audição por estar trabalhando no ruído, coisas que não se tem no trânsito, porque a Legislação não permite que os motoristas usem o protetor. Esses exames são realizados no admissional do empregado, o admissional periódico, uma vez ao ano, se mudar de uma máquina para outra terá que realizar nova audiometria e também fará no demissional.
A Plena Centro Auditivo está localizada em Erechim na Rua Porto Alegre, 134, fundos com o Santa Mônica.
Por Edson Machado