O município de Floriano Peixoto realizou, na semana passada, o roteiro piloto turístico “Encantos do Interior”, com visitas guiadas às propriedades e agroindústrias que integram o roteiro cultural, histórico, religioso e de gastronomia. A ação integra a programação festiva de aniversários dos 26 anos do município e foi promovida pela Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Associação Comercial de Floriano Peixoto (Accias). O roteiro Encantos do Interior é integrado pelos empreendimentos familiares Agroindústria Babisko, Agroindústria GG, Casa Coltro, Sabores da Roça e Cantina Zanivan. Durante o passeio também há exposição de artesanatos e apresentações culturais. Cada um com suas peculiaridades, especificidades e histórias familiares.
Para avaliação do roteiro realizado na quinta-feira (08/12), foi convidado um grupo de autoridades e lideranças locais e regionais e extensionistas da Emater/RS-Ascar, que acompanhou as visitas, juntamente como a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Ediane Scoloski, Osmar Viteli e Vilmar Tonello.
O passeio iniciou na entrada da cidade e passou por várias comunidades. O grupo foi integrado pelo prefeito Orlei Giaretta, pela primeira-dama Ivana Giaretta, pelo vice-prefeito Odacir Malacarne, pela presidente da Câmara de Vereadores, Marília Vitali, por secretários municipais, pela integrante do Escritório Regional de Turismo, Larissa Smaniotto, pela equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Floriano Peixoto e outros extensionistas da região.
A primeira parada foi na capela Santo Alberto, onde o grupo recebeu informações sobre o religioso e sua caminhada, e da comunidade que leva o mesmo nome.
Visitas
Agroindústria Babisko – Padaria e Confeitaria: Após a parada na capela, o grupo se deslocou para a Agroindústria Babisko, onde foi recebido pela família Babisko com um café da manhã com bolos, cucas, pães, doces, salgados, panetones, cafés, sucos, salames, queijo, schimias, entre outras iguarias. A família relatou um pouco da sua experiência familiar e com o empreendimento. ‘Aqui trabalhamos e prezamos pela qualidade”, disse Sérgio Babicz, acompanhado da esposa Nair Salete. “Nos sentimos muito felizes como família em receber aqui o grupo”, disse Sérgio. O casal conta ainda com ajuda da filha Eloize, que trabalha fora, mas ajuda na agroindústria desde 2014.
Agroindústria GG: Na agroindústria GG, conduzida pelos irmãos Gerson e Joel Giaretta, com produção de melado, açúcar mascavo e outros derivados de cana de açúcar, os visitantes foram recepcionados pela família Giaretta. No empreendimento, o grupo recebeu informações referente à agroindústria e sobre a produção e fez degustação.
Casa Coltro: Na Casa Coltro, o grupo almoçou e ouviu a história da família, onde foi servido pratos da culinária polonesa. Após o almoço, na Casa Coltro, as lideranças seguiram para o Ginásio Municipal, onde assistiram à apresentação do grupo de dança Integrazione, com 81 integrantes, entre adolescentes, idosos e crianças. No local, também havia exposição e comercialização de artesanatos.
Sabores da Roça: O roteiro segue com visitação à propriedade Sabores da Roça, com café da tarde. Outra mesa farta com pães, cucas, doces, salgados, bolos, café, sucos, entre muitas delícias. Na entrada, os visitantes são recebidos com pães e sal, uma tradição polonesa. O casal Sidinei e Oremia e Cleondina, de 81 anos (mãe de Sidinei), puxam a reza em polonês e explicam um pouco da cultura, e apresentam algumas relíquias da família, como um quadro de Nossa Senhora Monte Claro, que veio da Polônia em 1916. Além da gastronomia, a cultura se faz presente. No local, os visitantes puderam preparar o seu próprio pierogi. Alguns visitantes toparam o desafio de preparar a sua própria garapa emum engenho antigo que a família conserva na propriedade.
Vinícola Zanivan: O roteiro encerra na Vinícola Zanivan, onde a família trabalha na produção de vinhos há 20 anos. O casal Gracelino e Almerita, juntamente com as filhas Fernanda e Rafaela, recebeu os visitantes e explicou o processo de fabricação dos vinhos de mesa produzidos no local, e sobre a variedades de uvas cultivadas. Os visitantes ficaram encantados com a vista da propriedade, onde a família adianta que pretende construir um mirante. Na vinícola, as demais famílias que participam do roteiro, e que já haviam recepcionado o grupo, participaram de um brinde com muita música e gastronomia. Cada um recebeu uma taça personalizada da vinícola e brindaram com música e agradecimentos.
O prefeito agradeceu a todos que se envolveram na construção do roteiro, à Emater/RS-Ascar, às secretarias municipais, às entidades e às famílias que se desafiaram a abrir suas propriedades. O roteiro ainda não tem data prevista para abrir ao público.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Erechim