Fisioterapia da URI desenvolve projeto Integrador em escolas públicas

As disciplinas de Projeto Integrador I e II, do Curso de Fisioterapia da URI, têm como objetivo proporcionar aos acadêmicos experiências, a partir da observação, problematização, teorização, análise e avaliação das situações em diferentes ambientes de prática. Com isso, proporciona ao acadêmico a capacidade para o trabalho em equipe de forma multidisciplinar e interdisciplinar, assumindo atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à futura profissão. Os acadêmicos passam a compreender a relação dos conteúdos ministrados e a importância da interdisciplinaridade e socialização entre colegas e professores e entre acadêmicos e a comunidade.

 

Atividade realizada com alunos da Escola José Bonifácio

 

A disciplina de Projeto Integrador I – Vivências na Área da Saúde I, Turma 2024, ministrada pelos professores Fernanda Dal’Maso Camera e Elvis Wisniewski, ambos docentes do Curso de Fisioterapia, teve como tema “Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis”, onde foram abordados assuntos como Tabagismo, Hipertensão Arterial Sistêmica, Alcoolismo, Obesidade, Diabetes e Sedentarismo.

Os acadêmicos do 10 ano do Curso tiveram como tarefa compreender e contextualizar sobre os diferentes fatores de risco, bem como criar instrumentos de avaliação e desenvolver uma atividade extensionista, a qual, deveria ser apresentada aos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali. A visita ao colégio aconteceu em duas etapas: a primeira no dia 26 de setembro onde buscou-se compreender o conhecimento dos alunos em relação aos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis e a segunda no dia 07 de novembro quando os acadêmicos realizaram uma atividade para a apresentação dos diferentes fatores de risco.

Já a disciplina de Projeto Integrador II – Vivências na Área da Saúde II, Turma 2023, ministrada pela professora Fernanda Dal’Maso Camera, teve Drogas como tema, onde os estudantes tiveram que buscar informações, compreender e contextualizar sobre os diferentes tipos como Narguilé, Maconha, Drogas Sintéticas, Álcool, Crack e Cigarro Eletrônico. A atividade do projeto Integrador II foi realizada com estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio noturno da Escola Normal José Bonifácio. A visita à escola aconteceu também em dois momentos: o primeiro no dia 17 de setembro onde buscou-se compreender o conhecimento dos alunos em relação aos diferentes tipos de drogas e o segundo no dia 19 de novembro onde os acadêmicos realizaram uma atividade para a apresentação aos estudantes. Ainda, neste dia, professores e discentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem e Fisioterapia foram convidados para irem até a escola conversar com os estudantes sobre as diferentes profissões, sendo esta atividade solicitada pelos estudantes daquela Escola.

Para finalizar, os professores Fernanda e Elvis concluíram que foi de extrema importância as atividades realizadas nas escolas, sendo importante tanto para os estudantes que receberam as informações corretas e atualizadas, bem como aos acadêmicos que desenvolveram, durante todo o semestre, diferentes habilidades e competências para a realização deste trabalho.

Texto e fotos: Ascom URI