Fifo Parenti novo Presidente da Câmara de Vereadores de Erechim poderá voar mais alto na política

Na noite de quarta-feira, 01 de janeiro, o vereador João Francisco Coimbra Parenti ou Fifo Parenti, foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Erechim para este ano de 2025. Até então ele foi o líder do governo Polis no Legislativo.

Em entrevista no Estúdio Boa Vista na manhã desta quinta-feira (02), Fifo estava acompanhado pelo vice presidente do MDB local, Carlos Polis. Questionado sobre as origens políticas, lembrou esse DNA que vem do seu avô, saudoso Helly Luiz Parenti que há 29 anos atrás em 1996 assumia a Presidência da Câmara de Vereadores numa aliança governista, de certo modo até parecida com a que o levou a ser o Presidente neste ano de 2025. Foram 16 votos a favor e apenas um contrário.

Agradeceu os demais vereadores que compõe a mesa diretora: vice-presidente Carlinhos Magrão (PSDB); primeiro secretário Ricardo Argenta (União Brasil) e segunda secretária Sandra Picoli (PCdoB). A partir de agora serão muitos desafios frente ao legislativo.

Construção e revitalização da nova Câmara de Vereadores

Disse ser importante ressaltar a importância de todos os Presidentes, além do Jurandir Pezzenatto, Ale Dal Zotto, Serginho e Ana de Oliveira que inaugurou uma agenda diferenciada de parceria com o executivo municipal, de que a Câmara de Vereadores se tornou protagonista em muitos aspectos. Essa construção foi realizada a várias mãos e também em parceria entre os dois poderes. O Presidente Pezzenatto através dessa agenda entendeu que seria importante a ampliação do espaço físico da câmara de vereadores juntamente com sua mesa diretora, já o presidente Serginho fez a aquisição do terreno ao lado e Pezzenatto deu andamento no concurso público através do Instituto de Arquitetos do Brasil e o Prefeito Polis auxiliou nesse sentido. E assim conforme anunciou o Polis será construído também a rua coberta, novo espaço do Belas Artes, com projetos nos mesmos moldes e mesmas instituições envolvidas. A construção será a várias mãos.

A empresa vencedora do concurso é a mesma que fez o projeto arquitetônico do Estádio Beira Rio, é a empresa que tem raízes em Erechim. O Fernando Balvedi é aqui de Erechim, conhece todo o contexto, toda a história do município, tem familiares que residem aqui. Então isso dá muita liberdade para discussão de vários aspectos.

Emendas do Legislativo

Fifo disse que foi inaugurada a partir de 2021 uma agenda de parcerias entre o Executivo e o Legislativo. O Prefeito dá bastante liberdade para o poder legislativo trabalhar e discutir questões inerentes, que num passado próximo isso era praticamente impossível. Em 2021 teve o primeiro quesito das emendas impositivas individuais e existia um problema, mas a Secretaria do Planejamento auxiliou muito para pudesse ser feita a execução, ou seja, o dinheiro chegasse na ponta. Em 2022 ocorreram outras situações e em 2023 foram aprovadas emendas de bancadas que é mais um recorte no orçamento, na receita líquida do município que vai para os vereadores fazer indicações dentro do orçamento para auxiliar diversas comunidades e instituições da cidade. Importante dizer que ocorreu uma evolução neste sentido, porque ninguém sabia fazer a execução dessa verba no ano de 2021. O dinheiro era indicado e nunca chegava. Agora após diversos cursos com a Secretaria do Planejamento, uma troca de ideias interessantes para fazer a distribuição correta desse dinheiro.

A partir de agora foram inauguradas outras agendas, com emendas impositivas individuais e emendas de bancadas. Os 17 vereadores terão que discutir agora juntamente com o poder executivo, a maneira de adequar e entender os anseios da população e assim com toda a independência fazer a entrega dentro do que determina a Lei.

Liderança do Governo e acordos

O vereador falou sobre a liderança do governo e disse que essa é uma prerrogativa do Prefeito Polis e toda a basse governista, acredita que deve ser a Vereadora Éclesan Palhão a ser indicada e deverá auxiliar muito nesse sentido. Fifo usufrui desse cargo nos últimos 4 anos e ocorreram avanços inegáveis com mais de 400 projetos aprovados, um trabalho incansável com base nas emendas impositivas individuais, com base nesta parceria entre executivo e legislativo. Esse legado temos que deixar para a próxima legislatura. Temos uma aliança que elegeu Polis e Tirello e um acordo com as alianças que ajudaram. Provavelmente o PSDB no segundo ano, no terceiro ano o União Brasil e depois deverá ocorrer uma discussão com o Partido Progressista para ver como que eles pensam todo este trabalho, mas justamente estas alianças, são construídas partidariamente, através dos presidentes e direções desses partidos. Todas essas discussões são a nível institucional, a nível de partido.

O Vereador já tem um nome em construção na política estadual

Fifo Parenti falou que construiu toda uma história através do MDB há muito tempo, pois foi presidente da Juventude municipal, na coordenação regional, posteriormente no diretório estadual do partido, teve participação nas convenções Nacionais e hoje é membro do diretório da executiva nacional do MDB e no último ano de 2023 chegou à presidência estadual da juventude do MDB. Trata-se de um cargo muito importante, e lembrou que o vice governador Gabriel Souza foi deputado estadual por 2 vezes e também foi presidente, o Secretário de Assistência Social do Estado Beto Fantinel foi presidente da Juventude, o deputado Rafael Braga também foi presidente, o Conselheiro do Tribunal de Contas e ex deputado e ex presidente da assembleia Edson Brum também chegou a ser presidente da juventude do partido e esse é um trabalho de bastante evidência partidariamente, são rodados os municípios, construídas juventudes, hoje são mais de 120 juventudes do partido organizadas a nível estadual, na região do Alto Uruguai são mais de 15 vereadores com idade da juventude que foram eleitos e Fifo é um deles. Esse é um trabalho de formatação, ou seja, formação de lideranças muito forte e isso é uma característica do Movimento Democrático Brasileiro. Nesse sentido é que existe essa interlocução, principalmente com o vice-Governador Gabriel Souza, porque se trabalha em prol do MDB há muito tempo e assim é que começa a ser construído um legado bastante importante, não esquecendo nunca aqui de Erechim, porque o MDB de nossa cidade é quem nos dá condição, estrutura, trabalho, o tamanho que queremos da a nosso mandato, por isso mesmo com toda a força do Presidente Edgar Marmentini, do vice presidente Carlos Polis, do Prefeito Paulo Polis que sempre lhe permitiu e lhe deu autonomia para coordenar a juventude, sem esquecer a cidade.

Por fim o vereador Fifo Parenti disse acreditar que terá muitos desafios a partir de agora. Lembrou que o MDB sempre teve candidaturas a deputado, mas o partido precisa discutir com toda a região porque existem diversas lideranças que também podem estar a frente desse processo. Fifo não abriu o jogo, mas quem acompanha política mais de perto sabe que com todo esse currículo, o nome dele começa a ser ventilado como um possível candidato a deputado Estadual nas próximas eleições.

Por: Edson Machado

 

destaque