A Iniciação à Vida Cristã (IVC – Catequese) e a Pastoral do batismo da Diocese de Erexim e seu assessor Pe. Dirceu Dalla Rosa, Reitor do Seminário Maior São José e Vigário Paroquial da Paróquia São Cristóvão, animaram e presidiram o terço e a missa das 14h, de domingo, primeiro de outubro, no qual ocorre a memória de Santa Teresinha, padroeira das Missões com São Francisco de Sales, omitida quando cai de domingo.
A coordenadora da IVC, Tânia Madalosso, da Paróquia N. Sra. Aparecida, Bairro Bela Vista, Erechim, e o coordenador da Pastoral do Batismo, Paulo Fassina, da Catedral, com integrantes de ambas ajudaram ativamente na celebração. Muitas e muitos catequistas participaram dela, bem como o Diácono Wilson Lourega Rodrigues.
Após a homilia, foram distribuídas velas palito aos participantes e com elas acesas, Pe. Dirceu motivou e conduziu a renovação das Promessas Batismais.
A homilia do Pe. Dirceu Dalla Rosa
A partir do enfoque do dia, o chamado e o caminho para a santidade, enfatizou três indicações da Palavra de Deus proclamada na celebração, passagem da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, salmo responsorial e as Bem-aventuranças segundo o evangelho de São Mateus.
A primeira, da Carta aos Tessalonicenses, crescer continuamente na fé, buscando sempre agradar a Deus na própria a vida. Não se pode estagnar, parar; é necessário progredir.
A indicação a partir do salmo, “Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo” – quem assume o caminho da santidade, vai aos poucos alargando seu coração tornando-o suficientemente grande para acolher a medida da graça de Deus, a medida do “amor sem medida”.
Das bem-aventuranças, recolheu a terceira indicação. Oferecem guia precioso para a verdadeira felicidade, a que vai muito além das circunstâncias terrenas e que leva ao coração de Deus, leva à santidade. São programa de vida e exigem esforço diário em busca de uma identificação sempre maior com o próprio Cristo, vivendo n’Ele, com Ele e como Ele. Este caminho de santificação é graça de Deus, mas exige o empenho pessoal permanente.
Concluiu exortando a invocar Virgem Maria, a bem-aventurada porque acreditou no que lhe foi anunciado, para se poder seguir com alegria os ensinamentos de seu Filho Jesus.
Por Ascom