O Festival de Dança de Erechim, um dos maiores eventos de dança do sul do Brasil, está em sua quarta edição, com encerramento marcado para este domingo, 1º de setembro. Com um início vibrante na quarta-feira, 28 de agosto, o festival ocorre no Pólo de Cultura de Erechim e oferece uma ampla gama de atividades, incluindo mostras de dança, competições, oficinas e uma palestra. O Festival encerra neste domingo, com as últimas apresentações, que iniciam às 15h30, seguida da solenidade de encerramento e premiação dos grandes vencedores do evento.
Uma das principais características do festival é sua abordagem inclusiva. Entre as atividades, foram oferecidas oficinas de dança, que são gratuitas e abertas não apenas aos mais de 800 bailarinos inscritos, mas também à comunidade em geral. Todas as oficinas contam com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade. Dentre as atividades, duas oficinas são especialmente dedicadas à inclusão.
Na sexta-feira, 30 de agosto, foi realizada a Oficina de Dança Inclusiva com Andrea Braga Beal, que contou com a participação de alunos da ADAU (Associação dos Deficientes Físicos do Alto Uruguai). No sábado, 31, a oficina foi direcionada para professores, bailarinos, coreógrafos e interessados, promovendo a integração dos profissionais da dança e sua conscientização sobre a inclusão.
OPORTUNIDADES PARA TODOS
Segundo Andrea Braga Beal, o festival proporciona oportunidades para todos, promovendo a participação e a integração de pessoas com diferentes habilidades. “A essência é eliminar barreiras e estereótipos, garantindo que a dança seja acessível a todos. A diversidade humana é maravilhosa, e a dança transforma vidas, criando um ambiente de aprendizado mútuo entre pessoas com e sem deficiências”, afirma Beal. Para ela, a dança transforma, traz benefícios para o corpo e para a mente. Conforme fala, todos os corpos dançam e a diversidade humana é linda. “Se todos os corpos fossem iguais, o mundo não seria lindo como é”, finalizou Andrea Braga Beal.
O Festival de Dança de Erechim, organizado pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) com o apoio da Prefeitura de Erechim e da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan), é financiado pelo Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Entre os patrocinadores locais estão Ampla Indústria Metalúrgica, Cavaletti Cadeiras Profissionais, Dheytecnica Indústria de Máquinas, Ervateira Cristalina, Gasparin Cereais e Zinpão Indústria de Alimentos.
PALESTRA
A programação incluiu ainda uma palestra sobre “A Dança na Economia Criativa” com Cláudia Dutra, presidente da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan), que aconteceu no sábado, 31 de agosto, pela manhã.
O Festival de Dança de Erechim se destaca não apenas pela quantidade de apresentações e oficinas, mas também por seu papel educativo e cultural. O evento é uma importante plataforma para o crescimento e a qualificação de grupos, escolas e bailarinos, oferecendo a oportunidade de avaliação por seis profissionais renomados na área da dança. Além disso, debates ao final de cada noite de apresentação enriquecem o aprendizado e a troca de experiências entre os participantes.
Por assessoria de comunicação