O poder de transformação do cooperativismo será celebrado em grande estilo no próximo sábado, 30 de agosto, em Erechim. O Núcleo de Cooperativas do Alto Uruguai promove o “Dia C de Cooperar”, um evento gratuito e aberto à comunidade que acontece no Seminário Nossa Senhora de Fátima, a partir das 14h. A iniciativa é uma prévia das comemorações do Ano Internacional das Cooperativas, proclamado para 2025 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
A confirmação do evento foi dada pelo presidente do Núcleo, Izelso Batisti, e por Sérgio Miotto, do setor de Comunicação da Creral, durante participação no Estúdio Boa Vista da Rádio Cultura na última terça-feira (26). Batisti destacou a relevância global do setor. “Hoje, 12% da humanidade faz parte de uma cooperativa. São 3 milhões de cooperativas no mundo, gerando mais de 280 milhões de empregos. Se as 300 maiores fossem um país, seriam a 8ª economia mundial”, afirmou.
No Brasil, o movimento não é menos expressivo: são mais de 4,5 mil cooperativas, com 24 milhões de cooperados (quase 10% da população), gerando 550 mil empregos diretos. No Rio Grande do Sul, 372 cooperativas reúnem 4,2 milhões de sócios. Regionalmente, 15 cooperativas compõem o Núcleo do Alto Uruguai, demonstrando a força econômica e social do modelo na região.
Programação para toda a família
O “Dia C” foi planejado para ser um ponto de encontro da comunidade. Com previsão de tempo bom, os organizadores esperam um grande público para aproveitar uma programação diversificada:
- Diversão: Mateada cooperativa, pipoca, algodão doce, música ao vivo, brinquedos infláveis e uma escolinha de trânsito.
- Saúde: Aferição de pressão e dicas de saúde com a Unimed e Coopsaúde.
- Ação Social: Arrecadação de alimentos não perecíveis, agasalhos (por meio da Força Voluntária) e de ração para cães e gatos.
- Para os Pets: Um dos grandes diferenciais será o atendimento veterinário. Donos podem levar seus animais de estimação para serviços como corte de unhas, limpeza de conduto auditivo, desvermifugação e orientação sobre zoonoses, realizados por alunos de veterinária.
- Segurança: A Defesa Civil e a Força Voluntária estarão presentes com caminhão e carros de resgate para interação com o público.
O evento conta com o envolvimento de todas as cooperativas da região, através de seus funcionários e associados, e é uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto os valores e o trabalho do cooperativismo.
Por: Edson Machado da Silva