Feira do Livro de Erechim receberá visitação de mais de 30 Escolas e vai expandir horizontes literários para estudantes

Evento promove a interação entre estudantes e o universo literário, com atividades que estimulam a leitura e o aprendizado

A 26ª edição da Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos – está movimentando a cidade e encantando estudantes com a participação de mais de 30 escolas de diferentes níveis de ensino. Estão presentes instituições estaduais, municipais, privadas, além de universidades, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e programas de jovens aprendizes. Este evento anual representa uma oportunidade única para estimular o gosto pela leitura e fomentar o contato direto entre estudantes e escritores, criando uma forte conexão entre a comunidade escolar e o universo literário.

Entre as escolas que vêm de fora de Erechim estão as de Barão de Cotegipe, Áurea, Benjamin Constant do Sul e Carlos Gomes, ampliando o alcance da Feira e possibilitando a troca de experiências culturais entre as diferentes regiões. A participação dessas escolas reforça a importância do evento na formação de leitores críticos e engajados com a literatura.

(Caroline de Oliveira – Foto: Milena Mezalira)

Uma experiência inesquecível para os estudantes

Para os alunos, a Feira é uma oportunidade de explorar uma vasta seleção de livros e participar de atividades que despertam a imaginação e o pensamento crítico. Caroline de Oliveira, estudante do Colégio Haidée Tedesco Reali, compartilhou sua experiência: “Estou achando a feira bem movimentada e muito bem organizada. Estou gostando bastante dos livros e dos conhecimentos que posso adquirir nas palestras.”

(Gabriela Tedesco – Foto: Milena Mezalira)

Outra estudante, Gabriela Tedesco, também do Colégio Haidée Tedesco Reali, destacou os eventos e a interação com os estandes: “Eu estou adorando muito a feira e os eventos que estão acontecendo aqui na praça. Eles estão sendo muito importantes para nós, alunos, principalmente o espaço dos estandes. Está sendo um espaço muito bom e estou aproveitando bastante.”

Visitação escolar como ferramenta de formação

O secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim, Wallace Soares, ressaltou a relevância da participação das escolas no evento: “A Feira do Livro é uma das maiores celebrações culturais de Erechim. A visitação escolar é fundamental para que os estudantes se envolvam diretamente com o mundo literário. Para nós, é um privilégio receber escolas de diversas cidades, ampliando o alcance e a troca de experiências entre os alunos. A leitura é uma ferramenta poderosa na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, e a Feira proporciona esse acesso de forma ampla e democrática.”

A programação segue até o próximo domingo (11), na Praça Prefeito Jayme Lago, denominada de Praça do Livro durante o período do evento. O funcionamento da feira é das 8h30 às 20h durante a semana e das 14h às 20h no fim de semana.

A 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos é uma realização da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, com patrocínio da Cooperativa Sicredi e VGraf. O evento conta com apoio de: Academia Erechinense de Letras; Erva-mate Cristalina, PC Soluções Corporativas; Sesc Erechim; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

destaque