O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito do município de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, ministrou nesta segunda-feira (12), o painel ‘As Políticas Públicas de Apoio à Reconstrução do RS’, durante o I Fórum Estadual do Comércio do RS, realizado na Associação Leopoldina Juvenil – Sede Marquês do Herval, em Porto Alegre–RS. O evento visa reunir os principais representantes do poder público, líderes, empresários, especialistas e autoridades comprometidas com o crescimento sustentável do varejo e dos serviços gaúchos que moldam o futuro do estado.
Crédito/ Financiamento Subsidiado visando recursos financeiros às empresas proporcionais aos prejuízos; Reconstrução da Infraestrutura em prol de pontes, rodovias e estradas vicinais para escoamento da produção; e Parcerias com Universidades e iniciativa privada para melhor reconstruir as localidades foram ressaltadas na apresentação de Marcelo Arruda. Ao longo do painel exposto nesta manhã, o presidente da Famurs, também enfatizou os desafios enfrentados nos municípios atingidos pela tragédia climática.
“349 municípios decretaram estado de emergência, 95 em calamidade, totalizando 478 dos 497 que compõem o Rio Grande e que a Federação representa. 2,4 milhões de pessoas afetadas, cerca de 390 mil pessoas desalojadas, mais de 800 feridos, 28 desaparecidos e 183 óbitos confirmados, foram danos incalculáveis em infraestrutura, falta de habitação, problemas de transporte e logística. Prefeitos e prefeitas são cobrados no dia a dia pela população de seus municípios, é lá onde a vida acontece. Mas, seguimos mediante estratégias adotadas e construindo perspectivas futuras para a recuperação sustentável, ressaltou Marcelo.”
Além das pautas para a reconstrução, segundo o presidente Arruda, a Famurs atuará fortemente com os novos gestores em 2025, buscando fortalecer os laços e ações em conjunto com as federações e câmaras, dirigentes lojistas em prol do desenvolvimento econômico das cidades e empreendedores. Entre os projetos futuros: Estacionamentos rotativos; Cidades limpas, iluminadas e bem ajardinadas; Sinalização turística; Municípios digitais e ágeis nas repostas ao empresariado; bem como sistema de saúde e educação efetivos.
A programação deste I Fórum foi idealizada pela Federação Varejista do RS, com intuito de trazer à tona as pautas que estão sendo articuladas em prol do desenvolvimento da capacidade de competitividade ao Rio Grande do Sul, principalmente após a enchente. Segundo o presidente Federação Varejista, Ivonei Pioner, “este é um momento de união de todos que constroem a economia e a sociedade do Rio Grande do Sul. Seja executivo, legislativo, autarquias, cooperativas, entidades associativas, comunidade geral. Nós vamos conversar para sair daqui com uma proposição. É preciso fazer alguns acertos e ajustes visando acelerar o processo de reconstrução, com todas as forças vivas aqui dando a sua opinião e a sua presença no que é necessário. Ao governador Eduardo Leite, um pedido especial: celeridade nos processos de liberação para que nós possamos estar avançando rapidamente com os projetos”.
Na sequência, à tarde, estarão disponíveis painéis para tratar acerca de carga tributária e competitividade no comércio, bem como discussão e análise do impacto da tributação sobre o comércio e, as possíveis reformas e incentivos fiscais que podem corroborar com o setor. O encerramento do Fórum, terá como ponto alto a fala do governador Eduardo Leite.
Comunicação Social Famurs