Famurs lamenta falecimento do ex-governador Alceu Collares

Entidade homenageou Collares, em 2016, ao inaugurar o novo auditório com o nome do ex-governador do RS

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, em nome dos 497 municípios gaúchos, manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do ex-governador do Estado, Alceu Collares, na madrugada desta terça-feira (24/12). Aos 97 anos, ele estava internado desde a última segunda-feira no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, devido a quadro agravado de pneumonia, e faleceu por falência múltipla de órgãos.

Importante figura para a política gaúcha e brasileira, sendo o único governador negro na historia do Rio Grande do Sul, Collares foi homenageado pela Famurs em 2016. Na comemoração dos 40 anos da Casa Municipalista Gaúcha, o auditório da sede, que havia sido revitalizado, ganhou o nome do governador, que quando esteve à frente do Executivo gaúcho, doou o terreno onde está construída a sede da Federação.

Natural de Bagé, Alceu de Deus Collares era advogado e dedicou sua vida ao serviço público. Ingressou no PTB em 1964 e elegeu-se vereador da Capital pela primeira vez. Foi deputado federal (1971-1983 e 1999-2007) e prefeito de Porto Alegre (1986-1989), eleito pelo voto direto depois da redemocratização. Collares governou o Estado entre 1991 e 1995.

(Foto: Arquivo Famurs)

O velório será realizado nesta quarta-feira (25/12), no Palácio Piratini, das 11h às 16h. O enterro será no Cemitério Jardim da Paz. Ele deixa a esposa Neuza Canabarro e dois filhos, Antônio e Adriana. Em comunicado pelas redes sociais, o governador Eduardo Leite decretou luto oficial de três dias.

A Famurs, através do seu presidente Marcelo Arruda, se coloca ao lado da família e amigos, prestando solidariedade neste momento difícil.

Por: Ellen Renner Ascom Famurs

 

 

destaque