Prefeitos das Associações dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e do Nordeste Riograndense (Amunor) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (21/10) para apresentar demandas regionais ao governador Eduardo Leite. O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, também participou do encontro, realizado no Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
A reunião teve como objetivo falar sobre as prioridades na infraestrutura rodoviária, promover a integração regional e alavancar o desenvolvimento econômico de ambas as regiões. O encontro foi promovido em conjunto pela Famurs, pelas regionais Amau e Amunor, pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e pelo Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder) e também contou com o apoio da Rádio Cultura, através dos debates promovidos em seis encontros, que discutiu e propôs as pautas prioritárias das regiões.
Representando os municípios gaúchos, o presidente Arruda iniciou sua fala agradecendo a atuação do governo estadual, ressaltando o avanço na pauta dos acessos asfálticos: em 2019, eram 63 municípios aguardando obras. “Além de passar as pautas, queremos agradecer, pois avançamos muito nos últimos anos. O senhor [Leite] permitiu que os municípios fossem inseridos novamente nos debates, através do diálogo, e agora começamos a colher os frutos. Com a união de todos estamos conseguindo avançar. Queremos que o senhor receba as demandas e, dentro do possível, priorize os pedidos”, solicitou o presidente da Famurs.
O governador Leite se mostrou aberto para receber as demandas, entender as necessidades das regiões e verificar a viabilidade das solicitações. Ele destacou novamente que o seu governo é municipalista e que tem desenvolvido projetos, investimentos e parcerias que contam com a participação dos municípios gaúchos. “Se as cidades forem melhores, o governo será muito melhor”, declarou.
Durante o encontro, os gestores municipais apresentaram as demandas e justificativas das solicitações.
Demandas prioritárias
– ERS 477 – conclusão da obra de cerca de 11 km, trecho entre Centenário e Carlos Gomes, que faz a ligação entre as duas regionais
– ERS 211 – pavimentação de 24 km, no trecho entre Campinas do Sul e Ronda Alta
– ERS 135 – pavimentação e duplicação, compreendendo os municípios de Erechim e Passo Fundo, cerca de 81 km
– ERS 487 – pavimentação de 16 km, no trecho de Benjamin Constant do Sul até a BR 480, em Faxinalzinho
– Acesso municipal entre os municípios de Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul
Após ouvir os prefeitos, Leite ressaltou que mesmo com a reestruturação financeiramente do Estado, a máquina pública ainda tem as suas dificuldades, ainda mais com a calamidade pública deste ano, aumentando o volume de demandas do RS. Na oportunidade, pediu apoio dos gestores para, no que as prefeituras puderem avançar, que assim o façam, a fim de auxiliar e agilizar o processo, especialmente em relação a projetos que ainda não foram finalizados.
O governador também frisou que em obras como a duplicação da ERS-135, é necessário buscar a iniciativa privada, através da concessão. “ O recurso público vai onde o privado não alcança”, explicou.
Além dos acessos municipais, a Famurs aproveitou a oportunidade para solicitar a contratação, mesmo que emergencial, de médicos para o Instituto Geral de Perícias de Erechim (IGP), e o aumento no efetivo da Brigada Militar para a região.
Na reunião, representaram a Amau e a Amunor os prefeitos de Gaurama, Leandro Puton; de Erechim, Paulo Polis; de Benjamin Constant do Sul, Nilton Valentini; de Campinas das Missões, Carlos Justen; de Centenário, Genoir Florek, e o seu vice, Cássio Kolcenti; de Jacutinga, Beto Bordin; de Carlos Gomes, Luiz Zelinski, e o seu vice, Roberto Stodulski; de Faxinalzinho, James Torres; e de Campinas do Sul, Paulo Battisti.
Também acompanharam a reunião, a deputada estadual Delegada Nadine; os secretários Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Ronaldo Santini (Turismo), Sandro Carona (Segurança), Juvir Costella (Logística e Transporte) e Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural), e o sub-chefe da Casa Civil, Gustavo Paim; a diretora-geral do IGP, Margareth Mittmann; o presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Darlan Dalla Rosa; o vice-presidente da Fecomércio Alto Uruguai, José Miola; o presidente do Sindicato Rural de Erechim, Allan Tormen; e o diretor do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayup.
Por Assessoria de Comunicação