Familiares de criança que morreu após atendimento na rede municipal fazem protesto pedindo justiça

Na tarde deste sábado (6), ocorreu uma manifestação pacífica em frente ao Hospital Dia da Criança, que é parte do Hospital Beneficente Dr. César Santos, localizado em Passo Fundo.

O protesto surgiu após o caso de Gustavo dos Santos Ribas, uma criança de oito anos que foi diagnosticada com apendicite nesta unidade de saúde. O estado de Gustavo se agravou e ele faleceu horas depois devido a uma pneumonia bacteriana. Familiares e a comunidade levantam suspeitas sobre um possível erro médico. A polícia civil investiga o fato.

Relembre o caso

A Rádio Uirapuru foi procurada, na tarde do dia 25 de junhop por familiares de um menino de 8 anos que faleceu no último dia 18 após atendimento inicial no Hospital Municipal Dia da Criança de Passo Fundo e que, depois, foi transferido para o Hospital São Vicente de Paulo. A Uirapuru recebeu a ocorrência policial deste caso, registrada no plantão da Delegacia da Polícia Civil de Passo Fundo.

Nesta ocorrência o pai narrou que seu filho deu entrada no Hospital Municipal Dia da Criança de Passo Fundo no dia 17 de junho, por volta das 23h, apresentando os sintomas de dor no peito, na região da costela, febre acima de 39 graus e vômito. O pai destacou que o menino passou por diversos exames, aguardando em observação. Foi feito também um exame de sangue, o qual teve resultado informado apontando infecção e, com exame de raio x, foi apontado apêndice inflamado.

Desta forma foi informado ao pai que ele precisaria ser operado ou no Hospital de Clínicas ou no Hospital São Vicente de Paulo. O Pai relatou também na ocorrência que nas horas seguintes, ainda no Municipal, o seu filho teve dificuldades de respiração e, durante uma troca de plantão, um novo médico teria discutido com os responsáveis iniciais pelo atendimento.

Em instantes foi acionada uma ambulância onde o menino foi encaminhado para o Hospital São Vicente de Paulo. Lá ocorreu uma nova sequência de exames, sendo que o resultado foi um tipo de pneumonia, comprometendo os dois pulmões. tendo a criança sido intubada e, depois disso, falecido.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota oficial nesta terça-feira (25) sobre o caso.

O menino chegou no Hospital Dia da Criança no amanhecer de segunda-feira (17). Ele recebeu pronto atendimento por parte da equipe médica e, na sequência, foram realizados todos os exames do paciente, que já havia sido atendido outras vezes na instituição. Inclusive, foram feitos exames de sangue e de raio x.

Todo o procedimento foi realizado conforme informações prestadas pelo pai do menino, que relatou o histórico de saúde da criança. Analisado o caso, considerando que o Hospital Dia da Criança é para atendimentos de urgência e emergência na atenção primária, o menino foi encaminhado para confirmação de diagnóstico e tratamento para uma das instituições de saúde da cidade, que o recebeu no início da manhã do dia 18 de junho.

Fonte: Rádio Uirapuru