Na terça-feira, 4 de fevereiro, a exposição “Gigantes da Cultura Tcheca” foi o tema central de dois importantes encontros em Praga, capital da Tchéquia.
Salus Loch, curador da mostra e responsável pela coordenação da Casa da Memória Unimed Federação/RS, reuniu-se primeiro com Sônia Regina Guimarães Gomes, embaixadora do Brasil na República Tcheca. A conversa não apenas apresentou a exposição, mas também discutiu como a cultura pode colaborar para o fortalecimento da imagem do Brasil no país da Europa Central, explorando alternativas de parcerias culturais entre as duas nações.
Em um segundo momento, Loch manteve agenda com Eliška Vondráková, diretora do Museu de Kafka, em Praga. As discussões se concentraram no legado do escritor, a fim de realçar a significância de Kafka no cenário cultural local e mundial.
Os encontros ressaltam o compromisso da Casa da Memória Unimed Federação/RS com as trocas culturais, estreitando relações com diferentes atores do cenário internacional, além de fortalecer os laços entre o Brasil e a República Tcheca. Com entrada gratuita, a exposição Gigantes da Cultura Tcheca fica em cartaz na Biblioteca Pública do Estado até o dia 28 de fevereiro de 2025, sendo que a Casa da Memória e o Instituto Unimed/RS estão entre os realizadores, numa ação integrada com a Embaixada da República Tcheca em Brasília, o Consulado Geral de São Paulo, Consulado Honorífico de Porto Alegre, secretário de Estado da Cultura, Biblioteca Pública Estadual e Associações Tchecas do RS.
Por: Salus Loch Jornalista