Evento na UFFS reuniu pesquisadores de diferentes países para debater a inclusão no Ensino Superior

Para a professora Adriana Loss, "o Ensino Superior da contemporaneidade necessita romper com os muros medievais que ainda estruturam as dimensões administrativas, curriculares e pedagógicas"

Mais de 200 pessoas participaram, entre os dias 8 e 10 de novembro, do IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim.

Além da UFFS, o evento foi promovido, de forma híbrida, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa/Portugal) e Universidad Nacional de Misiones (UNaM).

A coordenadora do evento, professora Adriana Salete Loss, relata o que ficou mais evidente entre os pesquisadores que participaram das seis mesas temáticas do seminário:
– A necessidade de construirmos urgentemente mecanismos de inclusão no Ensino Superior, na perspectiva do acolhimento, do respeito às diferenças, do querer aprender com o outro em suas diferenças, do não querer igualdade nas diferenças – destaca a docente da UFFS. – Evidenciou-se que o Ensino Superior da contemporaneidade necessita romper com os muros medievais que ainda estruturam as dimensões administrativas, curriculares e pedagógicas. Por fim, é necessário construir uma proposta de Ensino Superior em que não haja a divisão entre conhecimento científico e conhecimento popular, entre razão e emoção. Universidade como espaço para humanizar, incluir e transformar.

Adriana prefere não fazer comparações sobre semelhanças e discrepâncias entre Brasil, Argentina e Portugal no que se refere à inclusão no Ensino Superior.
– Cada território tem suas especificidades sociais, culturais, políticas e educacionais. É importante destacar que a universidade do contexto brasileiro é jovem em comparação a universidade da Argentina e de Portugal. As pesquisas apresentadas pelos investigadores dos diferentes países revelam que há muito a ser feito para a construção de uma universidade que corresponda às demandas da contemporaneidade. A inclusão no Ensino Superior é uma utopia que mobiliza investigadores de diferentes universidades brasileiras e estrangeiras em prol da humanização e da transformação da sociedade – diz.

Além de socializar pesquisas desenvolvidas sobre o tema, o objetivo do Seminário foi de ampliar o debate acerca das políticas nacionais e internacionais de inclusão no Ensino Superior, e contribuir com a humanização das relações humanas e das práticas pedagógicas e formativas nos diferentes contextos da sociedade, especialmente na formação de professores e educadores.

A quinta edição do Seminário será realizada na UNaM de El Dorado, Argentina, de 6 a 8 de novembro de 2024, também na modalidade híbrida.

Por Assessoria de Comunicação

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