A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza na quinta-feira (1) evento de apresentação da Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), às 9h30, no Salão Nobre da Prefeitura.
A Diretoria de Bem-Estar Animal é responsável por dirigir as ações relacionados aos animais do município, visando o equilíbrio ambiental e sanitário através de ações coordenadas que geram a proteção, defesa, dignidade e bem-estar dos animais de Erechim.
Entre os serviços administrados pela Diretoria estão o Centro Municipal de Acolhimento e Proteção aos Cães, que hoje conta com cerca de 25 animais à disposição da comunidade para adoção; o projeto Adote um Amigo; Controle Populacional e Identificação de Cães e Gatos; Banco de Ração e Utensílios para Animais; Unidade de Referência Animal (URA); Fiscalização contra maus tratos aos animais; Atendimento à cães errantes atropelados e feridos; Cão e gato comunitário; além do recolhimento de carcaças de animais em vias públicas.
Saiba mais sobre cada serviço:
Centro Municipal de Acolhimento de Cães
Abriga e protege os cães resgatados pelo município após terem sofrido traumas de natureza física e psicológica. No abrigo, os cães recebem atendimento veterinário, alimentação adequada e conforto. Somente são abrigados cães em estado de extrema vulnerabilidade que não possuam tutor reconhecido. O bom funcionamento do Centro de Acolhimento depende das adoções realizadas, salientando que é uma casa de passagem para estes animais, até encontrarem um lar adotivo.
Adote um amigo
Adote um amigo: Amizades verdadeiras não tem preço. Adotar é um ato gratificante, realizado por aqueles que dão oportunidade a um cãozinho de ganhar uma família e trazer amor para ela. Ao adotar, você ajuda a reduzir o número de cães abandonados, que passaram por muito sofrimento e tudo o que precisam é de um lar para serem felizes de verdade.
Controle Populacional de Cães e Gatos
Serviço de identificação e esterilização cirúrgica de caninos e felinos, visando a redução da população destas espécies, diminuindo os animais errantes e abandonados, além de auxiliar no controle das doenças transmitidas pelos animais aos humanos (zoonoses). Os animais castrados recebem um microchip eletrônico de identificação, que permite localizar o tutor cadastrado em casos de fuga ou abandono do animal.
Banco de Ração e Utensílios para Animais
Serviço responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de gêneros alimentícios e utensílios destinados a animais. Os alimentos são recebidos através de doações e parcerias público-privadas. Tem por objetivo agregar qualidade de vida aos animais mais vulneráveis, suprindo a necessidade básica de alimentação. Os alimentos e utensílios recebidos são destinados aos animais abandonados; animais comunitários; à população que comprove vulnerabilidade social; ONG’s ligadas a causa animal e protetores independentes.
Unidade de Referência Animal (URA)
Serviço de suporte aos animais em vulnerabilidade social. Controla os serviços de castração e mantém atualizados os dados referentes a população animal do município, servindo de fonte de informação para assuntos relacionados aos animais de Erechim.
Fiscalização contra maus tratos aos animais;
Todo animal deve estar contemplado com as “cinco liberdades: Livre de fome e sede; Livre de desconforto; Livre de dor, ferimentos e doenças; Livre para expressar seu comportamento natural; Livre de medo e angústia. Qualquer pessoa, seja tutor ou não, ao privar o animal de alguma dessas liberdades, pode estar incorrendo em crime de maus tratos aos animais, que conforme legislação municipal e federal acarreta punições que vão desde multas a detenção em regime fechado.
Atendimento à cães errantes atropelados e feridos
Serviço municipal de resgate médico veterinário através de clínica conveniada para atendimento de cães que não possuem tutor e sofreram injúrias, tais como, atropelamentos e demais tipos de violência física.
Cão e gato comunitário
Ação que incentiva a comunidade a cuidar dos cães e gatos abandonados de nossa cidade. Você pode colaborar para melhor a vida destes animais, fornecendo abrigo em sua rua, alimentação e água limpa. O município pode realizar a castração destes animais, evitando a reprodução descontrolada e mantendo por perto o amigo da vizinhança.
Recolhimento de carcaças de animais em vias públicas
Através de equipe designada, a Secretaria de Meio Ambiente realiza o recolhimento de carcaças de cães e gatos mortos em vias públicas.
Por Assessoria de Comunicação