“Eu tenho uma extraordinária relação de respeito com Alckmin”, diz Lula sobre possível chapa presidencial

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na segunda-feira (15) no Parlamento Europeu, em Bruxelas (Bélgica), durante a Conferência de Alto Nível da América Latina, promovida pelo bloco social-democrata no Legislativo.

Antes do evento, o petista foi questionado por jornalistas sobre ter o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como possível candidato a vice em sua chapa presidencial nas eleições de 2022. O ex-presidente afirmou que tem uma “extraordinária” relação de respeito com Alckmin, que confirmou que deixará o PSDB e avalia convites de outros partidos.

“Eu tenho uma extraordinária relação de respeito com Alckmin. Eu fui presidente quando ele foi governador, nós conversamos muito. Não há nada que aconteceu entre eu e Alckmin que não possa ser reconciliado”, declarou Lula.

Durante o seu discurso no Parlamento Europeu, Lula afirmou que as forças políticas progressistas de todo o mundo devem se unir para derrotar a extrema direita. “O mundo precisa de democracia, de paz e não de guerra, precisa de livros e não de armas”, declarou.

Ele também defendeu políticas de inclusão social. “A verdade é que não é possível sermos felizes enquanto milhões de crianças ao redor do mundo vão dormir esta noite com fome, e acordarão amanhã sem saber se terão o que comer”, disse.