“Eu fiquei impressionado com a agilidade da prefeitura”, afirma morador do bairro Rio Tigre atingido pelo vendaval

No total, foram atendidas 153 famílias neste temporal do mês de outubro

União, trabalho conjunto, e, principalmente, prioridade com o bem-estar das pessoas. Assim foi a mobilização da Prefeitura de Erechim e das secretarias municipais, Gestão e Governança – coordenação da Defesa Civil, Administração, Obras Públicas, Meio Ambiente e Assistência Social, junto com a Força Voluntária Alto Uruguai e o Projeto Transformar, para dar uma resposta rápida aos moradores atingidos pelo vendaval, do último dia 23, que provocou o destelhamento de 153 residências em Erechim, queda de postes de luz e árvores, fez muitos estragos pela cidade.

Bairro Cristo Rei

A moradora do bairro Cristo Rei, Gabriele Silveira da Cruz, conta que em questão de segundos a casa ficou sem telhas. “A ajuda da prefeitura foi rápida e muito importante para reconstruir o telhado da minha casa. Sábado eles já entregaram as telhas e domingo já estava tudo colocado. E graças a Deus estamos aí”, afirma Gabriele.

Bairro Rio Tigre

“Foi muito complicado o temporal, foi tão rápido, tão forte, que quando a gente percebeu já estava tudo destruído. Foi um barulho muito forte, parecia um jato levantando voo e, de repente, começou entrar água dentro de casa. Quando fui pra rua me apavorei com árvores e postes caídos, nunca passei por um vento tão forte como este e faz 70 anos que moro aqui”, relata o aposentado, Leonir Lando, morador do Bairro Rio Tigre.

“Mas eu quero salientar o trabalho da prefeitura, no dia seguinte ao temporal, vieram quatro caminhões e duas vans com pessoas, eles varreram o pátio das pessoas, a rua, juntaram tudo e ficou tudo limpo como se não tivesse acontecido nada. Eu fiquei impressionado com a agilidade da prefeitura. Recebemos as telhas necessárias e todos receberam o que era necessário para recuperar as casas. Temos que agradecer por isso” enfatiza o aposentado.

Defesa Civil e Força Voluntária

O coordenador da Defesa Civil de Erechim, Vagner Mânica, afirma que a mobilização da prefeitura, secretarias, Força Voluntária, entregou 1023 telhas de 6 milímetros, 366 telhas de 4 milímetros, 398 goivos de 6 milímetros, 124 goivos de 4 milímetros, 980 pregos e 2842 parafusos telheiros. “No total, foram atendidas 153 famílias neste temporal do mês de outubro”, observa o coordenador.

Profissionalismo e empatia

O prefeito, Paulo Polis, ressalta que a Defesa Civil de Erechim e a Força Voluntária Alto Uruguai são órgãos estruturados, preparados e muito bem organizados e estão entre os melhores do Estado. “As equipes estão sempre prontas para dar uma resposta efetiva e, ainda, se necessário, mobilizar mais pessoas, como foi feito neste último temporal, que ainda não tinha terminado e eles já estavam na rua ajudando as pessoas”, comenta o prefeito Polis.

“Além do comprometimento e profissionalismo, que todo este trabalho exige, a maneira como lidamos com mais uma tempestade climática, todos juntos, servidores, secretarias, Defesa, Força, mostra que Erechim é uma cidade diferente, está noutro patamar, tem consciência, sentimento e humanidade. Erechim trabalha muito para se desenvolver, olha pra frente, mas tem capacidade de reação, empatia, sabe ser solidária com quem mais precisa, porque Erechim é pra todos”, ressalta o prefeito Polis.

Por: ASCOM 

destaque