Estudo indica qual é o melhor mês para o produtor comercializar o milho

Outro fator que também tem grande importância no resultado final, é a escolha de cultivares que apresentem o melhor custo benefício aos agricultores.

Não basta, para garantir uma renda satisfatória ao final de uma safra, acertar na melhor cultivar, investir pesado em adubação, realizar o controle de pragas e doenças e contar com a condição climática adequada. Outro fator de extrema importância está ligado ao momento de realizar a venda do produto colhido.

Os preços das comodities agrícolas, como o milho, apresentam uma variação considerável ao longo dos meses do ano e que podem gerar um ganho maior para os produtores que tem maior expertise de mercado e condições de manter seu produto estocado até o momento ideal para vende-lo.

Conforme dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em uma média dos últimos 10 anos (2015 até o mês de agosto de 2024), o gráfico abaixo apresenta a variação do preço médio mensal do milho nos meses em relação a média geral. E pode-se concluir que o mês de março é o que representa um melhor preço para a comercialização do grão.

Fonte: Dados do Cepea

 

Outro fator que também tem grande importância no resultado final, conforma já citado acima, está a escolha de cultivares que apresentem o melhor custo benefício aos agricultores. Marcas relativamente novas no mercado estão ganhando espaço na região do Alto Uruguai Gaúcho, como as desenvolvidas pela Latina Seeds, por apresentarem alta produtividade com um investimento menor do que as marcas mais conhecidas no mercado.

A Latina Seeds aposta bastante na prosperidade sustentável do agronegócio brasileiro. Além produzir suas sementes, também investe em melhoramento e seleção genética através dos seus quatro centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados pelo Brasil. Além das parcerias dentro e fora do país, trabalhando em projetos com entidades como com a Embrapa, o Instituto Agronômico de Campinas e outras universidades.

Por Redação Jornal Boa Vista

agronegóciomilho