A vida e a história do ser humano são marcadas por ritos de passagem para celebrar momentos significativos e criar memórias. A escola, como guardiã do conhecimento e dos aspectos culturais que dizem respeito ao vínculo e ao afeto, é mantenedora da prática de ritos cotidianos e de ritos de passagem, favorecendo experiências marcantes, confrontando opiniões, preparando a criança para um fluxo contínuo de crescimento desde a primeira etapa da vida escolar, sendo a Educação Infantil.
Na última semana, no Parque Natural Municipal Longines Malinowski, que conecta a vida cotidiana com a beleza da natureza, 42 estudantes, que são as primeiras sementes que nasceram com a EMEI Maria Clara, das turmas de Pré B, realizaram o rito de passagem, simbolizando a passagem do fim da Educação Infantil para uma nova fase, cheia de desafios, conquistas e descobertas.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch ressaltou a importância das famílias na educação dos filhos e lembrou que estes foram os primeiros estudantes que concluem a Educação Infantil da Escola Maria Clara que foi inaugurada no anov passado. “Continuem presentes em cada momento e etapa dos seus filhos, isso é o nutriente principal de cada semente. Parabéns para equipe da Escola Maria Clara pelo potente trabalho que vem sendo realizado”, destacou.
Sementes do futuro
As crianças receberam a semente do futuro que as representam, pois para elas é um momento de se prepararem para novos caminhos que a vida vai trazer e para as famílias foi um momento de reflexão para continuarem a nutrir com educação, amor e sabedoria cada semente, para florescer e desabrochar aonde estiver, como enfatizado pela diretora Luciana Schneider. “Segurem juntos essa semente representando o futuro de uma nova caminhada que até aqui nutrimos juntos e agora está em suas mãos”, disse a diretora.
Em conexão com a sabedoria e purificação que a natureza proporciona, as professoras de cada turma conduziram as famílias para uma trilha interativa pelo parque, com reflexões sobre o que é necessário para a semente ser cultivada, nutrida e desabrochar no futuro. A Escola Maria Clara é uma escola viva, que valoriza e vive cada vida que nela se encontra, que cria histórias, que transforma e oportuniza experiências ricas e significativas que ficarão gravadas nesse pedaço da vida que chamamos de infância como alicerce para a construção de um ser humano pleno e feliz espalhando as sementes do futuro.
“A escola e seus professores estão de parabéns pelo empenho e dedicação pelo rito de passagem das turmas do pré B1 e pré B2 da escola. Foi um entardecer ao ar livre cheio de surpresas, emoções e aprendizado, e ver que a escola depositou todo seu amor e conhecimento nestas sementinhas que são nossas crianças é maravilhoso! Sei que elas vão lembrar da escola e das professoras com muito carinho, e levarão esse sentimento para sempre em seus corações”, comentaram os pais da estudante Eduarda Paris Klos, do Pré B1, Daltro Klos e Djieme Paris Cecconello.
“Estamos completamente agradecidos primeiramente a Deus e a cada uma das profes da escola EMEI Maria Clara que fizeram de pequenos instantes, grandes momentos na vida do nosso pequeno Richard e da nossa família. Por ele ter diagnóstico de TEA, sempre fomos inseguros quanto às escolas, porém todos da EMEI Maria Clara nos fizeram mudar totalmente nossos pensamentos, pois nos receberam e recebem nosso Richard de braços abertos diariamente. Levaremos para sempre esse momento e cada uma de vocês guardados nos nossos corações”, disseram os pais do Richard A. de Paula Ferreira, do Pré B2, Glaucia e Maicon Ferreira.
Por Ascom