Estudantes do CEJA exploram possibilidades de profissões

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), visando desenvolver ações para o projeto anual “Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida”, visando a realidade dos estudantes, desenvolveu no mês último mês, um subprojeto voltado para o mercado de trabalho. Com o nome, “Estudando Profissões: Investigue suas Possibilidades”, a atividade foi planejada por professores e a Equipe Diretiva do CEJA, instigando pesquisas dos estudantes e depois disso, as mais diversas profissões foram apresentadas em forma de seminário. Conforme explica a diretora do CEJA, Rute Blazejuk Imlau, até o seminário, muitas ações fizeram parte do planejamento. “É fundamental mostrar aos nossos estudantes as inúmeras possibilidades que eles têm e a forma de alcançar seus sonhos. O CEJA não representa apenas a chance de concluir o Ensino Fundamental, mas a oportunidade de mudar vidas”, comenta a diretora.

Etapas do projeto

Para introduzir o assunto, o diretor de Desenvolvimento e Capacitação de RH da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Delnei Fialho, fez uma fala de forma presencial, sobre a importância dos valores individuais do ser humano, suas potencialidades únicas e a importância da educação e da formação profissional.

Na sequência, a Equipe Diretiva realizou uma pesquisa em todas as turmas sobre a profissão que os estudantes gostariam de desempenhar futuramente. Com o levantamento, os conselheiros das turmas selecionaram de uma a duas profissões com o objetivo de orientar os estudantes a pesquisarem e estudarem sobre as mesmas. A professora da área de Linguagens, Cristiane Rosset, explica que os estudantes foram orientados de como fazer a pesquisa, como por exemplo, identificar fontes confiáveis e as informações relevantes para serem anotadas. “Desenvolver o projeto das profissões com os estudantes foi muito gratificante. Pude observar a dedicação e o interesse dos mesmos na pesquisa, elaboração dos materiais e na apresentação das atividades”, pontua a professora.

Com a finalidade de enriquecer ainda mais a etapa da pesquisa e conhecimento sobre as profissões, os estudantes foram convidados a conhecer a estrutura e os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Além disso, eles também conheceram as formas de ingresso ao IFRS, atividades que são desenvolvidas no campus, como pesquisa e extensão. Para as turmas do noturno o professor Airton Bertoluzzi e o estudante de Engenharia Mecânica e Team Manager da equipe DropTeam, Gabriel Felipe Koch realizaram uma fala apresentando o IFRS e o projeto DropTeam. “Surpreende ver o Gabriel falando de sua trajetória por ser tão jovem e já ter uma meta bem definida. Acaba sendo um exemplo para os nossos estudantes que podem se espelhar nele para seguir seus próprios objetivos”, comenta a diretora do CEJA, Rute Blazejuk Imlau.

Na última semana, estudantes do noturno participaram de oficinas que os graduandos do curso de Ciências Biológicas da URI prepararam sob a supervisão da professora Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski. Foram três oficinas onde todas as turmas puderam aprender mais sobre o funcionamento do corpo humano e os cuidados com a nossa saúde.

Já o fechamento do subprojeto “Estudando Profissões: Investigue suas Possibilidades”, que ocorreu no dia 26 de Outubro, foi a apresentação por parte de todas as turmas das pesquisas realizadas sobre as profissões. A socialização ocorreu no turno da manhã e da noite, onde as profissões que tiveram ênfase neste momento de socialização foram: construtor, médico, jogador de futebol, dentista, mecânico, vendedor, policial, balanceiro, vigilante, secretária, enfermeira, advogado, policial, professor, veterinário, administrador, engenheiro mecânico e esteticista.

Neste dia, reuniram-se os estudantes, familiares, professores, Equipe Diretiva, chefe da Divisão de EJA, Vivian Destri e representante da Secretaria Municipal de Educação para prestigiar os estudantes. A estudante Susana Aparecida Scisleski Misura, do Módulo III da noite aprovou a iniciativa. “Esse trabalho serviu para ampliarmos o conhecimento sobre as profissões, conhecendo os detalhes de cada uma e reconhecendo a importância destas em nossa sociedade”, comentou a estudante.

Foi um desafio para os estudantes apresentarem um trabalho na frente dos demais. “Acho que todo mundo estava nervoso, mas foi muito bom o nosso trabalho e a nossa participação”, conta a estudante, Susana Aparecida Scisleski Misura. Na visão da professora Cristiane Rosset, o projeto ajuda no desenvolvimento dos estudantes. “Todos desafiaram a si mesmos e deram um passo a frente em seus estudos, eles se sentiram muito valorizados e perceberam que são capazes de alcançar objetivos ainda maiores em suas vidas. O projeto é muito relevante, pois além de valorizar os estudantes visa motivar e estimular os mesmos a prosseguirem seus estudos após a conclusão do Ensino Fundamental”, pontua a professora.