Estudantes do 2º ano das Escolas Municipais participam da Avaliação de Fluência Leitora

Avaliação faz parte do Programa Alfabetiza Tchê e busca garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano

Os estudantes do 2° ano, das sete Escolas Municipais de Ensino Fundamental participaram entre os dias 4 e 16 de abril, da Avaliação Fluência Leitora, uma iniciativa voltada para melhorar a habilidade na leitura que está no terceiro ano de execução.

(Foto: SMEd PME)

A avaliação compõe o programa Alfabetiza Tchê, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em regime de colaboração com os municípios e tem como objetivo alfabetizar todas as crianças na idade certa, o 2° ano.

“Estamos acompanhando a aplicação da avaliação nas Escolas Públicas de Erechim, considerando que a fluência leitora é essencial para o desenvolvimento das habilidades de leitura, pois envolve a capacidade de ler com precisão, rapidez e expressividade”, afirma a professora Marinês Galleazzi, Articuladora Municipal.

(Foto: SMEd PME)

Neste período foram avaliados 365 estudantes, a partir de uma metodologia orientada. O programa também disponibiliza material didático complementar, que apresenta diversas possibilidades de temas e atividades, consolidando-se com uma ferramenta no processo de leitura dos estudantes.

No ano de 2024, o índice de fluência leitora das Escolas Municipais a avaliação de saída, foi de 83% de desempenho geral, um resultado positivo que mostra o trabalho responsável e eficaz com as turmas de 2º ano.

“Vejo como positivo a realização da avaliação de fluência leitora, por fornecer dados importantes quanto o nível leitor de cada estudante, apresentando um mapeamento inicial, no qual posso identificar as dificuldades individuais e a aprendizagem de cada estudante em relação à leitura. Além de auxiliar na fluidez, destacamos a preocupação com a compreensão textual. Muito mais que decodificar códigos é preciso consolidar a habilidade de compreensão das ideias daquilo que se lê”, destaca a professora da EMEF D. Pedro II, Vera Lúcia Pereira da Silva.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

destaque