Estudantes de Direito e da Escola da URI têm encontro no CEJUSC

Alunos do Curso de Direito e da Escola de Educação Básica da URI participaram na sexta-feira, 28 de março, de um encontro no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), da Comarca de Erechim.

A iniciativa, que surgiu a partir de um convite do Curso de Direito, dentro da disciplina de Projeto Integrador V, ministrada pelas professoras Andréa Mignoni e Viviane Bortolini Giacomazzi, com a participação da professora e mediadora Giana Lisa Zanardo Sartori, permitiu com que os estudantes pudessem conhecer o trabalho realizado no CEJUSC, como um meio de acesso à justiça e soluções de conflito, ressaltando a importância de aliar a teoria à prática.

O encontro, que teve lugar na sede do CEJUSC, junto ao Fórum da Comarca de Erechim, contou com a presença do Juiz Titular do CEJUSC, Alexandre Kotlinsky Renner; a diplomada no Curso de Direito da URI, Servidora Conciliadora e Mediadora Cível, Alyne Raquel Tonetto Grimm; e a Conciliadora e Mediadora Cível e Familiar, Marli Estela Schoneweiss Vasconcelos.

Eles relataram os trâmites, os procedimentos e a importância deste centro para a solução de conflitos de forma pacífica, através das conciliações, mediações, oficinas e grupos reflexivos. O trabalho conta com o auxílio de mediadores e conciliadores que atuam de modo a evitar a reprodução de litígios (controvérsias) e agilizar o acesso dos cidadãos à Justiça.

O Juiz-Coordenador do CEJUSC Regional de Erechim, Alexandre Kotlinsky Renner, ressaltou: “A visita de acadêmicos da URI ao CEJUSC de Erechim representa mais um passo na profícua parceria estabelecida entre o Centro e a Universidade, desde a criação do primeiro, no ano de 2015, significando, também, o valor cada vez mais expressivo que os meios autocompositivos de resolução de conflitos (conciliação e mediação, especialmente) vêm alcançando no âmbito jurídico nacional, inclusive e especialmente na base do aprendizado do Direito, construída pelos cursos de graduação.”

Por URI Erechim