Celeste Barua é licenciada em Genética pela Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina. Atualmente, está no último ano do doutorado na Universidad de Buenos Aires (UBA) e é bolsista doctoral do CONICET. Seu local de trabalho é o Instituto de Biotecnologia Misiones, vinculado à UNaM, onde desenvolve uma pesquisa voltada à prospecção biotecnológica de fungos comestíveis. Seu trabalho concentra-se na identificação de componentes bioativos e enzimas com potencial aplicação na indústria alimentícia, especialmente na extração assistida por enzimas de fenóis e na clarificação de sucos.
Com o apoio da bolsa do programa Move La América (CAPES), Celeste está realizando um estágio em Erechim, com o objetivo de investigar novas aplicações para as enzimas com as quais trabalha em Misiones. Neste estágio, busca avaliar se a endoxilanase produzida por fungos comestíveis pode ser utilizada na síntese verde de nanopartículas metálicas e, posteriormente, caracterizar essas nanopartículas quanto ao tamanho, forma e propriedades antioxidantes e antimicrobianas.
Na URI, a doutoranda será coorientada pela professora Clarice Steffens e integrará o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos. Durante um período de até seis meses, Celeste poderá desenvolver parte de sua pesquisa de doutorado, além de cursar disciplinas na universidade.
O intercâmbio representa uma oportunidade para o fortalecimento das redes de pesquisa e a troca de saberes entre os países latino-americanos, estimulando a construção de soluções conjuntas para desafios comuns da região.
Segundo a professora Clarice, “a vinda de Celeste contribuirá significativamente para a consolidação da internacionalização da URI, além de ampliar os horizontes acadêmicos de nossos estudantes e professores”.
O Programa Move La América é uma das ações estratégicas da Capes para impulsionar a mobilidade acadêmica e fomentar a construção de vínculos científicos duradouros entre instituições da América Latina. Esta oportunidade representa uma etapa importante na trajetória acadêmica de Celeste, permitindo ampliar sua experiência em pesquisa e aprofundar seus conhecimentos em áreas inovadoras da biotecnologia.
Por URI Erechim