Numa breve conversa com alguns empresários de Erechim, cheguei à conclusão que os estrangeiros estão suprindo a falta de mão de obra no município. Neste o momento, a demanda é para mais de 500 trabalhadores. A Aurora, acaba de contratar 200 funcionários no frigorífico de suínos, os mesmos serão treinados para o turno do sábado que deve começar nos próximos dias. Mesmo assim, estão precisando imediatamente de mais 60 trabalhadores.
Já o frigorífico de Aves da Aurora precisa contratar mais 200 trabalhadores, também para o turno do sábado. Neste momento, 14% dos trabalhadores das unidades da Aurora de Erechim são estrangeiros, oriundos da Venezuela, Haiti e Argentina. O segmento metalmecânico também precisa de profissionais qualificados. A Intecnial, necessita de aproximadamente 40 profissionais nos mais diversos setores. Da mesma forma a Comil está contratando 30 novos, qualificando dentro da própria empresa e conta com 16 profissionais da Venezuela.
Na Triel-HT não é diferente, está precisando de aproximadamente 40 profissionais nos mais diversos setores e a Randon, 30 trabalhadores. Os mais diversos setores estão em busca de profissionais.
O que chamou atenção durante levantamento dos dados são os elogios dos empresários aos trabalhadores venezuelanos, pelas suas habilidades e inteligência. Praticamente em todas as empresas com quem conversei tem estrangeiros trabalhando e entre eles, venezuelanos.