Estiagem e enchentes que causam morte, transtorno e muitos prejuízos

Que costuma navegar em redes sociais, visualizou facilmente nos últimos dias, que várias lavouras foram total ou parcialmente queimadas, em sua grande maioria, com a cultura do trigo recém colhido (resteva).

O longo período de estiagem, aliado ao sol forte, o vento e a falta de umidade do ar, são condições propícias para estes incêndios, que só não causam maior prejuízo, porque a maioria das lavouras já foi colhida, pela rápida ação dos agricultores e pela costumeira agilidade e presteza do Corpo de Bombeiros Militar e dos Bombeiros Voluntários.

Em alguns casos, máquinas e equipamentos são totalmente perdidos em decorrência das chamas, como foi um dos casos ocorridos em Campinas do Sul, na tarde de ontem (30). Além deste, foram registrados incêndios desta natureza também em duas localidades no interior de Cacique Doble, Jacutinga e aqui em Erechim, próximo ao aeroporto, em pleno período de Frinape.

Difícil acreditar que em Santa Catarina, nosso estado vizinho, várias cidades estão debaixo de água ou ilhadas, como é o caso de Palhoça. As fortes chuvas no estado já provocaram vítimas fatais, deslizamentos em rodovias, além muito prejuízo e transtorno aos moradores.

 

Foto: Portal Palhoça

 

 

destaqueenchenteestiagemincêndiolavoura