As novas turmas de cursos online de curta duração oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão com inscrições abertas. São 470 opções, todas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento. Os conteúdos propostos apoiam desde a formação inicial até a evolução profissional contínua, com cargas horárias que vão de 20 a 200 horas.
Os cursos são de diversas áreas, como: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. Eles estão disponíveis em duas plataformas digitais: Moodle IFRS e Aprenda Mais (iniciativa do Ministério da Educação coordenada pelo IFRS).
Inscrições
Qualquer interessado pode se inscrever diretamente no ambiente virtual, no qual também são disponibilizadas as aulas. É preciso ter CPF e conta de e-mail próprios. O aluno pode organizar os seus horários de estudo e para as turmas deste segundo semestre (2025 B), a conclusão deve ser até janeiro de 2026. Ao término, se aprovado, o estudante pode emitir o seu certificado de conclusão até o prazo de 31 de janeiro de 2026.
Em relação ao primeiro semestre, há sete novas opções no Moodle IFRS:
Área de Gestão e Negócios
- Assistente de Tesouraria (200 horas);
Área de Informática
- Apresentações Google (40 horas);
- Documentos Google: editor de textos (50 horas);
- Google Drive (20 horas);
- Node.js: Introdução ao Desenvolvimento de APIs Modernas (40 horas);
- Planilhas Google: Planilha Eletrônica (60 horas);
- React Native: Criação de Aplicativos Móveis Modernos (40 horas); e
- React: Construindo Single Page Applications Dinâmicas e Interativas (40 horas).
Matrículas chegam a 10 milhões
Os cursos online abertos do IFRS ultrapassaram 10 milhões de matrículas no acumulado de 2017 (quando passaram a ser oferecidos) até junho deste ano. Para a coordenadora da Educação a Distância do IFRS, Júlia Marques Carvalho da Silva, os MOOCs são uma possibilidade de ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. “Esse marco representa não apenas um número simbólico, mas o reconhecimento da potência que a Rede Federal tem quando articula conhecimento, tecnologia e compromisso social. Nosso trabalho é coletivo e envolve professores, designers educacionais, técnicos e colaboradores que acreditam na transformação social pela educação”, afirma.
Além de ofertar cursos próprios, o IFRS atua no apoio a outras instituições da Rede Federal que buscam desenvolver e publicar cursos na Plataforma Aprenda Mais. O trabalho inclui formação, orientação técnica e validação pedagógica, garantindo a qualidade dos materiais disponibilizados.
Acesse os cursos online do IFRS nos seguintes endereços:
Fonte Departamento de Comunicação – IFRS