O Programa Municipal Moradia Legal beneficiou 54 famílias erechinenses, em 33 meses, somente, neste ano, foram entregues 19 moradias. A iniciativa da Prefeitura de Erechim, para mudar a vida das pessoas, proporcionar dignidade e bem-estar às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, subsidia os materiais para construção de uma casa de madeira de 40 metros quadrados. O programa é realizado pela Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, com a coordenação do Departamento de Habitação.
Beneficiados
A família de Renato Alves Fruhling e Greici Mayara Fruhling foi contemplada com o kit casa e está muito contente. “Depois que nós casamos o nosso sonho era ter a casa própria, mas pagamos aluguel por sete anos até entrar em contato com a equipe da prefeitura, que nos receberam muito bem, eles foram sensacionais. Primeiramente, agradecemos a Deus, mas se não fossem estes anjos aqui na Terra não estaríamos hoje no que é nosso, esse pessoal que estendeu a mão pra nos ajudar. Só temos que agradecer. Sair do aluguel é o que importa. Estamos muito felizes, superou qualquer expectativa”, ressalta Renato.
Para a beneficiada do Moradia Legal, Lucinda Foscheira e o filho, Alex Foscheira, o atendimento da equipe da habitação foi excelente, gentil e carinhoso. “Coisa mais boa, é uma alegria a casa nova. Temos um teto, não estamos pegando chuva, nem nada”, disseram eles.
“Tá ótimo. O pessoal da habitação foi muito atencioso, eu só tenho a agradecer. Muito obrigada por tudo que fizeram, a outra casa estava bem complicada, mas graças a Deus, temos este suporte da prefeitura e da saúde do município, e se não fosse por vocês não estaríamos nesta casa nova”, afirma a beneficiada pelo programa, Daniela Brum da Rosa.
Inclusão e dignidade
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que a inclusão humana no desenvolvimento social e econômico sustentável é prioridade da administração municipal. “Não podemos esquecer de quem mais precisa do governo. O programa Moradia Legal, que entregou 54 kits casas ao longo do governo, é um exemplo disso, porque auxilia as famílias a construir a casa própria, restabelecer a dignidade, integridade, a ter nova perspectiva de vida”, destaca o prefeito Polis.
Conforme o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, foram muitas ações na área de habitação de 2021 a agosto de 2023. “Até o momento são 54 kits de casa, mas entregaremos mais alguns até fim do ano. Foram 128 reformas e ampliações, 41 postes (padrão RGE), 33 banheiros completos. No total, o Departamento de Habitação investiu aproximadamente R$ 2 milhões em material de construção”, ressalta o secretário.
Por Assessoria de Comunicação