O governo do Rio Grande do Sul promete investir R$ 220 milhões na recuperação de rodovias estaduais ao longo de 2020. Com isso, a utilização de recursos do caixa próprio crescerá 29% frente a 2019, quando foram aportados R$ 170 milhões. Em evento realizado na manhã desta quinta-feira (6), a Secretaria de Logística e Transportes detalhou o plano de obras para o ano.
Entre as prioridades estão a recuperação da RS-168, no trecho entre Santiago e Bossoroca, da RS-165, entre Rolador e São Luiz Gonzaga, e da RS-377, entre Capão do Cipó e Santa Tecla. Além disso, a pasta promete entregar a duplicação da RS-118, na Região Metropolitana, até dezembro. Para financiar a obra, o governo buscou R$ 131 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no ano passado.
– A RS-118 é uma obra complexa e é difícil precisar uma data de entrega, mas ela ocorrerá até o final do ano – garante Luciano Faustino, diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Já a recuperação da RS-142, entre Não-Me-Toque e Carazinho, deverá ser entregue em fevereiro. No local, foram criadas terceiras pistas em sete pontos da via e melhorias no asfalto.
Ainda devem ser concluídos 10 acessos asfálticos em municípios do Interior até o final do ano. O primeiro, entre Caraá e Santo Antônio da Patrulha, foi entregue neste mês. Outros pontos com previsão de investimentos neste ano são Santo Antônio do Palma, São José do Hortêncio, Muliterno, Guabiju – São Jorge, Carlos Gomes, Boqueirão do Leão, Cândido Godói, Sério e Sertão Santana. Com isso, faltariam ainda 52 trechos.
No primeiro semestre, o Estado deve lançar editais de concessão de rodovias, avaliados em R$ 3,3 bilhões. O objetivo é atrair investidores interessados em assumir a RSC-287, entre Tabaí e Santa Maria, e a RS-324, entre Passo Fundo e Nova Prata.
Segundo o secretário de Transportes e Logística, Juvir Costella, o preço do pedágio nas praças hoje geridas pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) deve baixar conforme elas sejam repassadas aos novos administradores.
– Muitos pedágios terão custo menor do que hoje é cobrado pela EGR. Quando tu tens a concorrência, a disputa acaba fazendo com que se reduza. Quando tu tens mais empresas participando (do mercado), tu tens uma redução. Por isso que acredito que na maioria das praças pode e deverá haver (recuo nos valores cobrados).
A transferência da gestão à iniciativa privada tende a acelerar o processo de extinção da EGR. Costella destaca que o objetivo é extinguir a companhia até o final do governo Eduardo Leite.
Portos e aeroportos
Em 2020, o aeroporto regional de Passo Fundo terá R$ 44 milhões para investimentos em ampliação. Os recursos foram obtidos junto à Secretaria de Aviação Civil do governo federal. A meta, segundo o governo estadual, é também buscar recursos para o terminal de Santo Ângelo, onde já foram investidos R$ 900 mil na criação do projeto das melhorias.
Em relação ao transporte hidroviário, um dos objetivos no ano é mudar o status jurídico do porto de Rio Grande. O terminal deixaria de ser autarquia para se transformar em empresa pública, mesmo formato hoje adotado pela EGR. O superintendente dos portos do Rio Grande do Sul, Fernando Estima, aponta que o projeto está na fase final de redação e deve ser encaminhado para a Casa Civil nas próximas semanas.
– Isso fará com que o faturamento não caia no caixa único do Estado e tenhamos autonomia maior para investir – ressalta.
Investimentos em rodovias previstos para 2020
RS-118
- O que será feito: entrega da duplicação da rodovia, totalizando 21,5 quilômetros
- Investimento: R$ 131 milhões obtidos com o BNDES
- Previsão de entrega: dezembro
RS-168
- O que será feito: recuperação do trecho entre Bossoroca e Santiago, com extensão de sete quilômetros
- Investimento: ainda não definido, pois a obra está sendo orçada
- Previsão de entrega: primeiro semestre
RS-377
- O que será feito: manutenção do trecho entre Santa Tecla e Capão do Cipó, com extensão de 30 quilômetros
- Investimento: ainda não definido, pois a obra está sendo orçada
- Previsão de entrega: primeiro semestre
RS-142
- O que será feito: recuperação do asfalto e terceiras pistas em sete pontos da via no trecho entre Não-Me-Toque e Carazinho, com extensão de 18 quilômetros
- Investimento: R$ 20 milhões, sendo R$ 8 milhões desembolsados em 2020
- Previsão de entrega: fevereiro
RS-702
- O que será feito: construção da Ponte do Piratini, em Piratini
- Investimento: R$ 2 milhões
- Previsão de entrega: julho
RS-342
- O que será feito: trevo do acesso norte a Cruz Alta
- Investimento: R$ 7 milhões
- Previsão de entrega: julho
RS-458
- O que será feito: pavimentação do acesso a Santo Antônio do Palma, com extensão de seis quilômetros
- Investimento: R$ 57 mil em sinalização
- Previsão de entrega: já está concluído
RS-874
- O que será feito: pavimentação do acesso a São José do Hortêncio, com extensão de 13 quilômetros
- Investimento: R$ 1,5 milhão em drenagem e sinalização
- Previsão de entrega: já está concluído
RS-126
- O que será feito: pavimentação do acesso a Guabiju e São Jorge, com extensão de 23,6 quilômetros
- Investimento: R$ 3,5 milhões em três quilômetros restantes
- Previsão de entrega: abril
RS-477
- O que será feito: pavimentação do acesso a Carlos Gomes, com extensão de 8 quilômetros
- Investimento: R$ 2,8 milhões em seis quilômetros restantes
- Previsão de entrega: abril
RS-462
- O que será feito: pavimentação do acesso a Muliterno, com extensão de 13,46 quilômetros
- Investimento: R$ 1,5 milhão em 1,5 quilômetro restante
- Previsão de entrega: abril
RS-421
- O que será feito: pavimentação do acesso a Boqueirão do Leão, com extensão de sete quilômetros
- Investimento: R$ 12 milhões em quatro quilômetros restantes
- Previsão de entrega: abril
RS-713
- O que será feito: pavimentação do acesso a Sertão Santana, com extensão de 14,66 quilômetros
- Investimento: R$ 7,7 milhões em oito quilômetros restantes
- Previsão de entrega: setembro
RS-421
- O que será feito: pavimentação do acesso a Sério, com extensão de 4,5 quilômetros
- Investimento: R$ 6,1 milhões em 3,5 quilômetros restantes
- Previsão de entrega: setembro
RS-165
- O que será feito: pavimentação do acesso a Cândido Godói, com extensão de 12,5 quilômetros
- Investimento: R$ 3 milhões em cinco quilômetros restantes
- Previsão de entrega: setembro
RS-165
- O que será feito: pavimentação da ligação regional entre Rolador e São Luiz Gonzaga
- Investimento: R$ 24 milhões obtidos junto ao BNDES
- Previsão de entrega: dezembro
Fonte: gauchazh