Escuridão nas Avenidas Dom João Hoffmann e final da Sete de Setembro em Erechim

Há aproximadamente um mês, a falta de iluminação na Avenida Dom João Hoffmann, em Erechim, tem gerado preocupação entre moradores, pedestres, estudantes da universidade próxima, motoristas e toda a comunidade que passa pelo local. O problema afeta a segurança e dificulta o tráfego durante a noite, com o relato de vários casos de furto de cabos de energia elétrica. A Secretaria de Obras e Segurança Pública de Erechim, sob comando do secretário Mário Rossi, está ciente do problema e já está tomando medidas para solucionar a questão.

De acordo com o secretário Rossi, a primeira ocorrência de furto na Av.  Dom João Hoffmann foi prontamente atendida pela equipe de manutenção, que substituiu os cabos furtados, reforçou a segurança das caixas de energia com lacres e concretou as áreas ao redor para dificultar novos acessos. No entanto, as caixas voltaram a ser arrombadas e, os fios foram roubados novamente. “Agora estamos realizando uma intervenção para elevar a fiação e instalar postes mais altos, dificultando o acesso”, relatou Rossi. A expectativa é que, com essa medida, o furto de cabos seja mais difícil, o que permitirá restabelecer a iluminação da avenida até o final da semana ou início da próxima.

Mesma situação na Avenida Sete de Setembro 

Outra área afetada pelos furtos de cabos de energia é a Av. Sete de Setembro, entre a Unimed, o viaduto e o acesso ao bairro Progresso. A situação, segundo Rossi, é semelhante à da Av. Dom João Hoffmann, mas com uma complicação adicional: uma tentativa de furto recente causou um curto-circuito, danificando as instalações internas de energia. “Dessa vez, não conseguiram levar os fios, pois o curto acabou derretendo tudo por dentro. Agora, será necessário cavar o trajeto para substituir toda a tubulação e cabos de energia”, explicou o secretário.

No momento, a prefeitura trabalha com uma empresa contratada para realizar as escavações e reposição dos cabos e da estrutura subterrânea de energia. Estão sendo estudadas alternativas para elevar a fiação, similar ao que será feito na Dom João Hoffmann, ou então reforçar as proteções no subsolo, de modo a reduzir as chances de novos furtos. Enquanto isso, parte das luzes na Avenida Sete de Setembro estão em meia fase, iluminando parcialmente o trajeto para evitar que a região fique completamente às escuras.

A prefeitura de Erechim ressalta que tem priorizado resolver os problemas de infraestrutura causados pelos furtos recorrentes de cabos, que afetam diretamente a segurança pública e o bem-estar

destaque