Escolas Municipais de Erechim participam da 2ª Mostra de Boas Práticas Pedagógicas

A Assembleia Legislativa em Porto Alegre, recebeu nesta sexta-feira (18), o Seminário da 2ª Mostra de Boas Práticas Pedagógicas e a Cerimônia de entrega do Livro Boas Práticas Pedagógicas nas Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. Participam do evento presencialmente 17 Escolas Públicas Municipais de Erechim que inscreveram projetos e foram selecionadas pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. As Escolas Municipais de Educação Infantil Barão do Rio Branco, Bôrtolo Balvedi, Copas Verdes, D. João A. Hoffmann, Estevam Carraro, Lucas Vezzaro, Maria Clara, Dr. Ruther A. V. Mühlen, São Cristóvão e Doutora Vera Beatriz Sass; e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Cristo Rei, D. Pedro II, Jaguaretê, Luiz Badalotti, Othelo Rosa e Paiol Grande; e o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) estão representadas no seminário.

“Ficamos muito felizes ao receber a notícia de que o projeto ‘Tecnologias da informação e comunicação: o antigo e o atual’, vivenciado por professores e crianças das turmas de Pré B da EMEI Lucas Vezzaro, foi selecionado. Além das crianças terem participado de diferentes propostas sobre a função social da leitura e escrita e integrarem-se a cultura do mundo letrado em sala de aula, é gratificante poder compartilhar o trabalho desenvolvido pelas professoras”, afirma a diretora Manoela Oldra.

O evento tem por objetivo a divulgação das boas práticas pedagógicas das escolas públicas gaúchas, composto por exposição, ciclo de debates e publicação de livro com os relatos das experiências selecionadas. O caráter social, a troca de saberes e fazeres e o uso de práticas pedagógicas inovadoras estão contempladas. A perspectiva interdisciplinar, a valorização dos saberes coletivos, a criatividade e o uso de diferentes tecnologias também são destaque.

Integração pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação de Erechim está acompanhando os diretores e autores dos projetos das Escolas Municipais, através de suas Coordenações Pedagógicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos.

Os projetos inscritos precisavam contemplar uma das quatro temáticas propostas pela Comissão: Meio ambiente no contexto da preservação e garantia do desenvolvimento sustentável do planeta; Leitura e escrita como estratégia de desenvolvimento cultural e social dos/as estudantes, professores/as servidores/as e da comunidade escolar; Valorização das meninas e mulheres e a prevenção da violência e A pesquisa e a tecnologia como instrumentos de construção do conhecimento, desenvolvimento e cidadania.

Para a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch, destacou a importância desta integração pedagógica. “Esse encontro não é apenas uma oportunidade de celebrar essas conquistas, mas também um espaço para a troca de saberes e práticas entre diferentes comunidades escolares. A perspectiva interdisciplinar e a valorização dos saberes coletivos, que são pilares das boas práticas pedagógicas, estão em destaque no evento. A Secretaria Municipal de Educação acompanha de perto esse momento especial, através das suas Coordenações Pedagógicas. Agradecemos à Assembleia Legislativa e à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia por proporcionarem esse espaço de divulgação e reflexão sobre o ensino público. Continuaremos firmes no nosso compromisso de promover uma educação transformadora, inclusiva e inovadora para todas as nossas crianças, jovens e adultos”, pontua a secretária.

Por Assessoria de Comunicação

destaqueeducaçãoerechim