Na terça (22) estudantes da escola Helvética Rotta Magnabosco, apresentou a comunidade escolar seu 2º Festival de Curtas. O festival já está se tornando tradição na escola, o mesmo, é fruto de um projeto de inglês elaborado pelo professor Coriolanu Thill.
O projeto foi desenvolvido pelas turmas 21 e 22 do ensino médio e aconteceu em duas etapas, a primeira: A parte de pesquisa onde os estudantes montaram grupos e estudaram desde o contexto histórico do cinema, como também a parte de elaboração de um filme (criação de roteiro, figurino, gêneros, ângulos de filmagem, edição etc.), e apresentam suas pesquisas em português e inglês, praticando a escrita e a pronúncia.
Já a segunda etapa constituiu na elaboração de um curta com base nas pesquisas feitas, nesta parte, cada elemento do grupo foi designado a executar uma função (roteirista, figurinista, editor, ator, atriz etc.), os mesmos deveriam seguir um cronograma de gravação, edição e entrega dos curtas estipulado pelo professor.
Neste ano a temática foi livre, porém, houve um trabalho interdisciplinar com as aulas de história e espanhol, onde os estudantes em alguns curtas; puderam exercitar a pronúncia espanhola e os conteúdos estudados na disciplina de história.
A ideia nesta segunda parte do projeto, era instigar ao máximo a criação e o desenvolvimento nos grupos, colocando em prática o que foi aprendido nas pesquisas e o conhecimento de mundo que eles já possuíam pontuou o professor.
Um outro ponto interessante no trabalho foi a utilização das TIC’s, já que os estudantes utilizaram seus próprios celulares para fazer as filmagens, e a utilização de variados recursos tecnológicos como editores de vídeo, áudio etc.
A culminância do projeto se deu com a apresentação de sete curtas, onde a comunidade escolar pode assistir as apresentações e ainda degustar uma deliciosa pipoca.
A escola também fez uma premiação simbólica dos curtas, onde os grupos concorriam aos prêmios de: melhor atriz e melhor ator, melhor curta, melhor edição, melhor efeito especial e melhor figurino.