Escola Dançar e Sonhar terá aulas de Dança Flamenco

No programa Cultura News na tarde de sexta-feira, 26, tivemos a presença de Vanessa Carrion Diretora da Escola Dançar e Sonhar e da Professora de dança Flamenco Thaís Loch.

A Escola Dançar e Sonhar atua há 15 anos em Erechim. Ela nasceu num pequeno Projeto no Salão da Capela Santa Luzia no Bairro Atlântico e depois se transferiu para a rua Uruguai em frente a Igreja Luterana, atendendo as mais diversas modalidades artísticas e culturais, não só a dança, mas o teatro e a música e agora essa nova modalidade artística e cultural que está sendo implantada que é a Dança Flamenco, uma arte da cultura espanhola

 

Dança Flamenco

A Professora Thaís Loch teve contato com essa dança quando saiu de Erechim para estudar. Fez aulas em Florianópolis e depois em Porto Alegre, hoje faz parte da CIA de Arte La Nega, companhia profissional de Flamenco e estuda com Miriam Galeano e Júlio Gonçalves que são professores de Curitiba. Thaís disse que o “Flamenco é uma modalidade de dança, mas muito além disso é uma arte mais abrangente. Ela nasce no Sul da Espanha, uma região que historicamente foi povoada por inúmeras culturas. Além de espanhóis, teve muita influencia afro, árabe, israelita e portuguesa. Todas essas culturas foram deixando um pouco do seu DNA e esse caldeirão cultural foi se misturando para que hoje a gente identifique o Flamenco como ele é.” O Flamenco na sua origem é uma dança muito democrática, forte e expressiva que possui uma riqueza musical muito grande. Tem o sapateado que é muito forte com o bater do pé, de uma tomada de posicionamento, de defesa daquele que se pensa, de onde se vem e quem que se é e isso hoje em dia faz muita falta dentro da nossa realidade. O Flamenco traz o resgate das nossas origens, não precisa ser espanhol para fazer a dança. Quando você se sente tocado por aquilo e tem necessidade de resgatar coisas e principalmente de buscar esse sentimento de pertencimento e unidade, o Flamenco é uma das artes que mais consegue tocar as pessoas nesse sentido.

 

Vivência Gratuita 

A Escola Dançar e Sonhar agendou para segunda-feira, 29, uma vivência gratuita.

Dia: 29/04, segunda-feira

Horário: 19h

Local: Escola Dançar e Sonhar

Endereço: Avenida Uruguai 551 – Erechim

 

Aberto e gratuito ao público!

No *Dia Internacional da Dança*, 29/04, a Dançar e Sonhar realiza a Vivência de Dança Flamenca com a professora Thaís Virgínia – La Sol, integrante da Cia de Arte La Negra de Porto Alegre. Uma oportunidade única para conhecer essa nova modalidade.

 

Para além da dança, o FLAMENCO trabalha especialmente a *musicalidade* e a *expressividade* dos distintos *sentimentos da vida*, tendo *o corpo de forma integral como instrumento* para isso. Uma arte que nos faz conectar conosco e com quem nos cerca de forma genuína e potente.

 

Serão bem-vindas as pessoas interessadas a partir das 19h. Existem algumas vagas para quem deseja conhecer essa dança. Vanessa Carrion disse que está muito feliz com esse projeto e mulheres das mais diferentes idades já se inscreveram.

 

A influência dos Ciganos

Por sua vez a professora Thais lembrou de uma outra cultura que muito influenciou nessa dança, os “Ciganos” que surgiu lá na India, com povos de famílias nômades que vão andando e ocupando alguns espaços, com uma riqueza cultural imensa.

 

Arte para todas as idades

Hoje a Dançar e Sonhar oferece a arte para todos, independente da idade, porte físico, é realmente para todos que queiram dançar e fazer parte dessa cultura, sendo esta uma proposta diferenciada.

 

Dançar Flamenco é produzir som através das batidas dos pés e das mãos e isso vai além da plasticidade dos movimentos. “É uma diversidade de ritmos e cada ritmo trata de um sentimento, uns mais alegres outros mais profundos e todos tem uma carga emocional muito grande e cada praticante da dança aos poucos vai se permitindo, se abrindo e se conectando. O Flamenco, por mais que se tenha um professor, é uma busca tua contigo mesmo, uma relação que tu estabeleces contigo e a partir daí a maneira como tu te relacionas com os outros”, pontuou Thais.

 

Após a vivência (uma demonstração prática da dança Flamenco) que ocorrerá na segunda-feira de forma gratuita, os interessados poderão fazer sua inscrição e serão estabelecidas as turmas, dias e horários das aulas. Os contatos também podem ser realizados pelo Instagram da Escola Dançar e Sonhar e garantir vaga, uma vez que essas são limitadas.

 

Escola Dançar e Sonhar

Desde quando a escola surgiu são oferecidas aulas de Ballet Clássico, Danças Urbanas com o Professor Arthur um produtor cultural bastante conhecido, aulas de Teatro com o professor Diego Pedrozo, Dança livre com o professor Jonathan e Jazz com professor Vinicius de Chapecó. São várias modalidades de dança e agora com o Flamenco, o que contempla crianças, jovens e adultos.