Alunos do quinto e sexto anos da Escola de Educação Básica da URI participaram na quarta-feira, 22, de uma atividade com a psicóloga Ana Júlia Centenaro, focada nos temas de bullying e comunicação não-violenta. Durante o encontro, foram abordadas estratégias eficazes para identificar, prevenir e lidar com situações de bullying, bem como técnicas de comunicação que promovem um ambiente mais respeitoso e empático.
Ana Júlia frisou que os efeitos do bullying acarretam danos para a saúde física e emocional das vítimas, de forma imediata ou tardia, e podem envolver baixo desempenho escolar, dificuldade em se relacionar com outras pessoas, baixa autoestima, sintomas de ansiedade, medo, dores de estômago, problemas com o sono e dores musculares.
Para o professor Mateus Baldissera, Coordenador Pedagógico dos 5º e 6º anos, “acreditamos que prevenindo determinadas atitudes e eliminando alguns comportamentos agressivos seja possível formar cidadãos sensatos, livres de preconceitos, determinados e mais seguros, que saibam lidar melhor com o cotidiano sem fazer o uso de agressões físicas, verbais e psicológicas.”
Para Liana Pasinato, Psicóloga Escolar, “a família desempenha um papel crucial na educação dos valores de empatia, respeito e tolerância, que são fundamentais para a prevenção do bullying. Um ambiente seguro e de apoio proporciona um refúgio onde eles podem se sentir seguros para expressar suas preocupações e pedir ajuda. O tratamento psicológico para vítimas e agressores é fundamental para abordar os efeitos negativos e prevenir futuros comportamentos prejudiciais.”
Por Assessoria de Comunicação