A justiça restaurativa – círculos de construção de paz na comunidade escolar. Este foi o tema do encontro que os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI tiveram na terça-feira, 9, com a advogada e mediadora judicial, Luana Arieta Albuquerque Santin Totti.
A temática, de forma resumida, permite que todos se enxerguem e prestem contas, assumindo suas responsabilidades, frente a frente. O formato também cria um senso de foco em uma preocupação que é comum a todos, sem criar a sensação de “lados” ou de tomar partido.
Um círculo enfatiza a ideia de igualmente e conectividade, segundo a advogada, que também coordenou atividades variadas sobre vários assuntos, como o bullying, ansiedade e dependência virtual, enfatizando sempre o respeito de um para com o outro e o vínculo entre os alunos.
A coordenação do Ensino Médio da Escola Básica sentiu-se muito motivada ao saber que, segundo Luana, o poder dos Círculos de Construção de Paz é fantástico. Além disso, enfatizou a coordenadora Viviane Forcellini Domingues, “a turma é maravilhosa, pois os alunos estão se abrindo e aproveitando esse espaço. Eu estou encantada com eles. Acredito que a partir deste trabalho daremos continuidade à desenvoltura positiva de personalidade de nossos alunos do Ensino Médio”, frisou.
Por Assessoria de Comunicação