Escola da URI desenvolve uma forma diferenciada para estudar Geografia

Partindo do espaço de vida dos alunos, torna-se significativo e instigador, já que se trata de um espaço comum

A localização é um dos princípios da Geografia, pois todo fenômeno físico ou humano precisa ser localizado. Ensinar Geografia, partindo do espaço de vida dos alunos, torna-se significativo e instigador, já que se trata de um espaço comum. A alfabetização cartográfica visa ampliar um pouco o estudo do espaço vivido pelos alunos e as relações que eles podem estabelecer entre o seu e outros espaços.

Pensando nisso, as turmas de 2° ano, da Escola de Educação Básica da URI Erechim, desenvolveram o projeto “A cada passo, um novo espaço”, coordenado pelas professoras Daniele Lucini, Monise Orso e Geovana Miotto.

O projeto buscou facilitar o entendimento das crianças a respeito do espaço e da localização da sala de aula, da escola, da rua e do bairro, possibilitando uma compreensão  sobre direção e pontos de referência. Além disso, desenvolveram noções de transformação e de permanência que ocorrem no espaço no decorrer do tempo, compreendendo que, na paisagem, convivem elementos do passado e do presente.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e estudar melhor a escola, a rua e o bairro, realizando diversas atividades que culminaram na construção da maquete da sala de aula, na localização dos bairros no mapa da cidade e na atividade artísticas de transformação das paisagens.