Escola Copas Verdes socializa experiência em Encontro de Formação com abrangência Nacional

As Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino de Erechim, etapa Educação Infantil, estiveram novamente presentes no Ciclo de Formação promovido pela Vincular Consultoria em Educação e Saúde da Infância, disponibilizado na modalidade EAD, tendo como foco a primeira infância. São mais de 200 professores das Escolas Municipais, que atuam na creche e pré-escola, participando da Formação e duas Escolas socializando o trabalho realizado. O Ciclo de Formação tem abrangência nacional, iniciou em abril e será concluído neste mês de outubro.

Recordando, em julho, a professora Dra. Elise de Moraes, socializou a experiência da EMEI Barão do Rio Branco com a temática “Registrar com Fotografia no Cotidiano da Escola Infantil”. Já na noite desta quarta-feira (26), foi a vez da Escola Municipal de Educação Infantil Copas Verdes, com a diretora Mirian Poletto e a coordenadora Pedagógica Lucimara Sarginski, representando as demais professoras, socializando a temática “Leitura e escrita na Educação Infantil: um cotidiano repleto de misturas, manchas e marcas para investir, investigar e alçar voos”. A partilha contou também com a mediação da professora Flávia Burdzinski de Souza, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. “Desde abril, todos os profissionais que atuam na Escola estão participando dos encontros dessa Formação, o que tem possibilitado estudar sobre as infâncias e suas potencialidades de forma coletiva e colaborativa”, explica a diretora da EMEI Copas Verdes, Miriam Poletto.

Quanto a temática, os professores reforçam que como sujeitos de linguagem e tendo nascido numa sociedade letrada, isso significa que desde antes de nascer as crianças já convivem com a leitura e escrita e vão aprendendo sobre a funcionalidade dessas linguagens. Por isso, se acredita que a Escola é lugar que acolhe essas manifestações, reconhece, incentiva e provoca o desenvolvimento de outras linguagens, como a cognitiva, linguística, estética, corporal, criativa, social e expressiva da criança.

“É num cotidiano repleto de misturas, manchas e marcas, por meio de gestos, expressões e representações que a criança vai interagindo através da sua capacidade de comunicação, constituindo-se como sujeito de linguagem e compartilhando significados”, destaca a coordenadora Pedagógica, Lucimara Sarginski.

A Educação Infantil é um lugar de aproximação das crianças com as diversas manifestações da cultura escrita, que vai organizando experiências de exploração, de interações e de brincadeira, para que aos poucos elas possam ir atribuindo sentido e significado sobre o que seja ler e escrever. “As formações nos fazem refletir sobre diversos aspectos da Educação Infantil em consonância com nossa realidade, sobre o cotidiano de nossa Escola. Também é uma grande oportunidade de estarmos compartilhando um pouco de nossa prática”, pontua a professora Valéria Zatti.