Os acidentes envolvendo veículos de grande porte, como caminhões e carretas, tem se tornado cada vez mais frequentes na ERS-420, entre Erechim e Aratiba. O trajeto é uma constante para o transporte de ração, frangos e suínos para os frigoríficos da Aurora, além do transporte de grãos, já que a área rural de Aratiba e Barra do Rio Azul é grande produtora destas commodities e Erechim possui indústrias que efetuam o processamento das mesmas.
Com uma pista estreita e bastante sinuosa, aliada ao relevo acidentado, a rodovia torna-se lenta e que exige muita atenção dos motoristas que trafegam por ela diariamente. Qualquer desatenção ou excesso de velocidade, pode causar acidentes de grandes proporções.
No início da manhã de quinta-feira (18), ocorreu um acidente envolvendo um caminhão carregado de suínos. Segundo relatos, o motorista perdeu controle e o caminhão colidiu contra uma árvore em um barranco. A carga precisou ser transferida para outro caminhão para seguir ao destino final.
Outro acidente ocorreu na quarta-feira (24), foi registrado o tombamento de uma carreta bitrem carregada de milho, próximo ao Santuário da Santa Cruz, espalhando a carga parte na rodovia e parte na sua lateral, deixando a mesma bloqueada totalmente por algum tempo. O motorista sofreu ferimentos e foi conduzido para atendimento hospitalar.