Erechinense é a melhor oradora e semifinalista de competição de Direito Internacional na Argentina

Entre os dias 28 e 30 de novembro, a erechinense Ana Laura Giaretta participou do IV Concurso Regional de Alegatos y Simulación en Derecho Internacional Humanitario, realizado em Buenos Aires, Argentina. Ao lado dos colegas Wesley Ribeiro e Maria Luísa Trevisan, Ana Laura integrou uma das equipes representantes da UFRGS IHL Clinic, uma clínica de estudo de Direito Internacional Humanitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A competição simulou situações práticas enfrentadas por profissionais da área, como negociações com grupos armados, visitas a prisioneiros de guerra, assessorias jurídicas, defesa de países em reuniões do Conselho de Segurança da ONU e participação em programas fictícios de TV. Os participantes aplicaram normas do Direito Internacional Humanitário a casos fictícios, assumindo diferentes papéis em um ambiente de alta complexidade.

A equipe da UFRGS alcançou a semifinal, e Ana Laura foi escolhida por unanimidade pelos juízes como melhor oradora da competição. O prêmio é concedido ao participante que melhor consegue convencer os jurados ao interpretar os papéis de cada rodada, utilizando a lei de forma persuasiva e precisa. Ana Laura destacou-se por sua excelência técnica e argumentativa, conquistando este importante reconhecimento.

Por Assessoria de Comunicação