Erechim uma cidade tranquila e segura

Diminuição no número de crimes nos números apresentados pelo 13º BPM

Em conversa com o comandante do 13º BPM, tenente Coronel Konigonis e o comandante da 1ª CIA de policiamento Capitão Rieder, tratamos sobre a segurança pública em Erechim.

Um tema sempre palpitante e que foi destaque no discurso realizado pelo Prefeito Paulo Polis na posse do seu secretariado no Centro Cultural 25 de Julho, ocasião em que o chefe do executivo fez elogios a corporação que juntamente com outras policias (Civil, Rodoviária Estadual e Federal) vem desempenhando um papel de fundamental importância para dar segurança e tranquilidade a nossa população.

No bate papo o comandante Konigonis, o mesmo disse ter ficado muito contente com as colocações do Prefeito. Trata-se de um reconhecimento a toda a corporação. Informou que no ano de 2024, todos os índices de ocorrência tiveram uma queda, o que é bom para a cidade. Algumas ocorrências que preocupavam a população, praticamente não existiram, citando como exemplo o roubo a estabelecimento comercial que foi muito baixo e nada grave, então dá para se dizer que Erechim está passando por um bom momento e isso é fruto do trabalho de todos os órgãos de segurança que atuam na cidade e também de algumas entidades que se envolvem com segurança pública como o Consepro, o programa Sentinela e a Prefeitura Municipal que tem sido uma grande parceira, que através do prefeito Polis  que vem auxiliando nas demandas e colaborando com aquilo que a Brigada Militar precisa para fazer um bom serviço.

O Capitão Rieder da 1ª CIA, informou que o ano de 2024 foi bastante emblemático para os órgãos de segurança pública em geral, por conta das enchentes no Estado, aonde praticamente toda a segurança esteve voltada para agir naquela situação e também em Erechim e região eventos como o Rally, Frinape e eleições, que movimentam sempre um grande público exigiram a presença da Brigada Militar. O importante é que fechou o ano de 2024 com bons indicadores.

Traduzindo em números o 13º BPM informou através do Capitão Rieder os índices obtidos em 2024.

Crimes:

Homicídio que é um dos mais graves, teve uma redução de 40% em relação a 2023.

Roubo a veículo a redução foi de 67%;

Roubo a pedestre diminuição de 29%;

O que demonstra um trabalho positivo que é desenvolvido pela Brigada Militar.

Aumento do Efetivo

O Tenente Coronel Konigonis lembrou da inauguração do Comando Regional Norte em Erechim no ano passado e uma das primeiras demandas era aumentar o efetivo junto ao 13º BPM. Em menos de 1 ano de atuação através da representatividade do Coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Júnior, que comanda o CRPO Norte, junto ao Comando Maior e a Secretaria Estadual de Segurança, foi possível trazer novos soldados que se formaram no ano de 2024, para atuar nos 18 municípios que fazem parte do 13º BPM, o que de certa forma além de aumentar o efetivo oferece uma sensação de segurança na cidade, com mais tranquilidade à população.

Por: Edson Machado Da S’ilva

destaque