Foi aprovado por unanimidade na última sessão ordinária do Poder Legislativo, realizada na segunda-feira (2), o projeto de lei que cria no município o Banco de Ração para animais de diversas espécies. A proposta, de autoria dos vereadores Romildo Protetor (MDB) e Renan Soccol (Progressistas), tem como finalidade evitar o desperdício e coibir o descarte de alimentos de consumo animal que não podem mais ser comercializados em razão da proximidade do prazo de validade.
“São alimentos que ainda possuem tempo hábil para serem consumidos, oriundos de estabelecimentos comerciais, depósitos, amostras utilizadas para exposição, que não serão encaminhados ao comércio e que, em quase 100% dos casos, terão como destino o descarte”, explicam os parlamentares.
Conforme acrescentam Romildo e Soccol, são muitos os animais observados revirando latas e sacos de lixo à procura de alimentos, sujeitos a inúmeros riscos e entregues à própria sorte. “Este projeto vem contribuir e auxiliar as entidades que se dedicam a cuidar dos animais abandonados e até mesmo com o Poder Executivo, que também faz o recolhimento destes animais e os encaminha para o local adequado para fins de cuidados e alimentação”, afirmam.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Vereadores de Erechim