Erechim recebeu nesta quinta-feira (14), no Centro Cultural 25 de Julho, a Jornada Médica Internacional, realizada pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, com apoio da Prefeitura Municipal de Erechim, da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), e Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região. O evento tem patrocínio da Unimed Erechim e Unicred, e apoio da URI Erechim.
Sobre
A proposta da Jornada Médica Internacional é ser um evento diferente, com potencial, porque vai reunir uma visão da agenda de mudanças da medicina do presente, em direção ao futuro, mas lembrando o legado do passado e seu tempo de inovação. O evento lembra a memória do Pioneiro Hospital Israelita Leonardo Cohen de Quatro Irmãos, que existiu entre 1929 e 1961, na então colônia de imigração judaica.
Como integrante da realização do evento, a Prefeitura de Erechim recebeu 80 vagas que foram distribuídas – 30 para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e 50 disponibilizas em um Chamamento Público destinado para acadêmicos de Instituições de Ensino Superior que possuem cursos de graduação da área da saúde.
Troca de experiências
A Jornada foi palco para palestrantes brasileiros em atuação nos Estados Unidos, em Israel, em São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, em uma troca de experiências e visões, em sintonia com o conhecimento de saúde atual, cada vez mais global e local. O evento proporcionou palestras e debates sobre mudanças e avanços no setor da medicina e da saúde pública. Foram tratados assuntos como cirurgia robótica, gestão de hospitais públicos, cardiologia do esporte, transplante de pulmão, novos desafios de vacinação, toxoplasmose, medtechs israelenses, entre outros temas.
Estiveram presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis; a secretária de Saúde de Erechim, Eclesan Palhão; representando a Câmara de Vereadores, o parlamentar Rafael Ayub; o presidente da AMAU, prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli; palestrantes de grande expressão como o Presidente da Fiocruz, Mário Moreira, um dos pioneiros de transplante de pulmão do mundo; o médico Milton Saute, do Sheba Center Hospital, de Israel, um dos pioneiros da cirurgia robótica na urologia; André Berger, que atua nos Estados Unidos e no Brasil; Salmo Raskin, um dos maiores geneticistas do país; o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, entre outros.
Por Assessoria de Comunicação