Não há dúvidas de que a vida é o bem maior a ser tutelado pelo Estado. Os juristas tratam o homicídio como “o pior dos crimes”, e não é à toa, por se tratar do bem jurídico mais importante do ordenamento, é o primeiro crime a constar no catálogo dos crimes previstos no nosso Código Penal.
O homicídio também é o principal indicador de qualidade social, quando tratamos de segurança pública. Sempre que falamos em segurança e qualidade de vida, analisamos imediatamente o número de homicídios que aflige uma comunidade. Essa análise não é equivocada, mas poderá sê-lo, se observamos o quantitativo de homicídios consumados exclusivamente, sem agregarmos na análise também os resultados da repressão a essa forma de criminalidade.
Nesse viés, enquanto o Brasil não atinge 10% de crimes de homicídio intencional elucidados, Erechim apresenta índices de elucidação para crimes de homicídio que se destacam, inclusive, quando comparados a países primeiro mundistas.
De fato, a Polícia Civil gaúcha, em Erechim, elucidou praticamente 100% dos 20 homicídios ocorridos nesta cidade, no ano de 2021 (dados contabilizados até a presente data). Do total das 20 mortes, 18 crimes estão completamente elucidados e apenas 02 deles estão parcialmente elucidados.
Esse resultado tão expressivo se deve ao fato de que a Polícia Civil vem intensificando ações de pronta resposta para o atendimento de homicídios, na busca por entender a dinâmica de cada fato, o motivo que levou cada homicídio a ocorrer, sempre com foco na produção de provas investigativas, que permitam a elucidação dos fatos e o encaminhamento à Justiça dos envolvidos.
A troca constante de informações entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, aliada ao atendimento imediato de locais de crime para fatos desta natureza, através da 2ª Delegacia de Polícia de Erechim, é fator determinante para o sucesso das investigações e esclarecimento dos casos.
De fato, é digno de louvor o incessante e incansável trabalho das Forças de Segurança Pública em Erechim, e em especial da Polícia Civil, que desempenham suas funções constitucionais com dedicação e responsabilidade ímpares, mesmo diante de todas as dificuldades estruturais que enfrentam, para que tenhamos uma sociedade cada vez mais justa e tranquila e que cada cidadão erechinense sinta-se seguro e em paz.